Aconteceu nestes últimos meses, a visita de uma Irmã Salesiana, a Ir. Paola Batagliola, vinda de Roma, em nome da Madre Geral! Veio conhecer os vários grupos da Família Salesiana, e, em várias casas, se regozijou com a comunhão entre todos.
Dirigiu-nos a sua palavra e escutou aspirações e sonhos de Antigas/os alunas/os, Salesianos Cooperadores e Associados de Maria Auxiliadora. O encontro que teve com cada grupo deixou marcas que o tempo não vai apagar. A Ir. Paola também nos levou no coração. Eis a sua mensagem de Boas Festas:
“Deus, neste novo Natal, chega até nós com o seu rosto de TERNURA e MISERICORDIA. Abrimos os nossos corações para acolher este DOM de “Graça” para que em todas as famílias, em cada comunidade e no mundo inteiro brilhe uma nova LUZ de alegria, paz e amor! Feliz Natal e sereno 2016!”
O rasto de luz e vida que a Ir. Paola deixou foi testemunhado por aqueles a quem pedi um testemunho pessoal:
- “ Ajudou a ir beber às fontes do carisma” (Valter, SC Arcozelo);
- Estabeleceu-se um “ambiente muito acolhedor e familiar”(David Carapinha, SC Arcozelo);
- Apontou-nos caminhos de compromisso através das suas palavras, da sua fé, do seu entusiasmo, da sua esperança”. (Maria José Barroso, SC Monte Estoril);
- Reforçou em nós “a necessidade de um olhar individualizado e de uma atitude preventiva, bem como a noção de uma corresponsabilização na construção do futuro que surge em cada uma das crianças que nos é “dada” a acompanhar.” (Mª João, SC Arcozelo).
- Apresentou um “resumo da história do ADMA e dos desafios propostos pelo último Congresso Mundial de Maria Auxiliadora, havido em Turim aquando do Bicentenário do nascimento de Dom Bosco” (ADMA do Bairro do Rosário e de Abrantes)
- Animou a todos a um amor cada vez mais empenhado a Maria, como gesto de gratidão a Nª Sª por ter escolhido Portugal para anunciar ao mundo a sua mensagem de amor e paz confiada aos pastorinhos de Fátima. (ADMA de Abrantes)
- Incentivou-nos a “Prosseguir no ardor pela salvação dos jovens, tanto nas vivências dentro da própria família como nos possíveis contactos com os mais novos que frequentam a casa salesiana” (SSCC da Galiza).
- Convidou-nos “a ajudar os jovens a encontrar respostas e a promover uma cultura vocacional. Somos missionários da alegria e da esperança. Não é fácil mas é necessário enfrentar o desafio deste mundo com coragem e com esperança.” (SSCC do M. Estoril).
Nas várias casas confirmou-nos em algumas certezas:
- “ A educação dos jovens precisa de um leque grande de pessoas que se dediquem com paixão e generosidade”
- “A Família salesiana tem necessidade de estar aberta à realidade dos tempos”
- Se formos portadores de esperança, outros seguirão o nosso ideal”
A visita da Ir. Paola foi mais uma manifestação do Senhor Jesus entre nós.
Deixemos que Ele nos faça mais felizes, acolhendo as suas variadas manifestações, na vivência deste Ano da Misericórdia. Boas Festas para todos e Bom ano 2016!
Ir. Mª Fernanda Afonso
Delegada Nacional da Família Salesiana