Amigos da Família Salesiana
Que há de mais cativante e mais envolvente do que reviver na temporalidade aqueles que sacudiram a história e marcaram destinos! Celebrar S. João Bosco é pôr-se em viagem interior na busca de alguém que envia luz, energia, projeto, eternidade. Esta componente espiritual é fonte de positividade a todos quantos o seguem na sua quotidianidade.
Marcou a história reescrevendo-a à sua maneira, ao modo do seu amor, da sua entrega, do dom da misericórdia, no estilo pedagógico e sobrenatural de Mãe Margarida. Como posso deixar de recordar os irmãozitos de Lubumbashi, postos fora de casa e levados pelos amiguinhos ao lar Mãe Margarida? Como posso esquecer o Engenheiro que, no metropolitano de Tóquio, me maravilhava com a história da sua vida, menino embrulhado e abandonado na rua pela sua própria mãe, e que um salesiano havia de tomar conta dele até que fosse formado na universidade? (…)
Esta é a glória de Dom Bosco. Estes os seus feitos infindáveis que nos lembram mais e mais o dia novo, o nosso dia, o momento em que dissemos sim aos seus projetos. Que todos os grupos da Família Salesiana renovem a sua atitude de entrega no serviço educativo-pastoral e peçam à Virgem Imaculada Auxiliadora, seguidores na mesma vocação.
Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro
Delgado Nacional da Família Salesiana