Mês de maio, mês de Maria, mês do nascimento do Instituto das Voluntárias de D. Bosco. Ao jeito de D. Bosco e da Família Salesiana acolhemos Maria como guia e mestre do nosso Instituto e com Ela queremos aprender a ser mulheres de fé.
Como Maria diante do Mistério queremos ser mulheres livres para questionar «Como será isso?» e responder «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» (Lc 1, 26-38). Mulheres de trabalho com pressa de sair de casa para ir ao encontro dos Outros, para mais os servir e amar (Lc 1, 39). Como Maria em Nazaré queremos ser educadoras comprometidas com os Jovens, disponíveis para viver relações educativas marcadas pelo afeto e pela aventura de levar ao coração todas as coisas (Lc 1, 51). Como Maria em Caná queremos ser mulheres atentas às necessidades dos Outros, capazes de apresentar a Jesus os problemas do Mundo, «Não têm vinho!» (Jo 2, 3), na certeza de que o Senhor providenciará.
Com D. Bosco, confiamos a Maria, o nosso desejo de ser cada vez mais mulheres de fé, educadoras atentas ao Mundo, que pelo silêncio e pela oração tudo colocam diante de Deus.
L. M.