Em diversas ocasiões, ao longo da história, o povo cristão experimentou a proteção da Virgem Maria.
O titulo de Auxiliadora dos Cristãos, que Dom Bosco quis associar ao de Maria Mãe da Igreja, quer indicar a intervenção especial de Maria nas dificuldades da vida pessoal, da Igreja e de toda a família humana.
O mês de maio que agora termina é de fato um mês muito importante para a Família Salesiana, porque Maria Auxiliadora é modelo e guia da nossa missão educativa e apostólica.
Dom Bosco confiou os Salesianos Cooperadores a Maria Auxiliadora, para que por Ela fossem protegidos e n’Ela encontrassem inspiração no compromisso apostólico….
A referência especial a Maria marcou profundamente a identidade carismática e espiritual dos vários grupos da Família Salesiana surgidos ao longo do século XX. (CICFS, artº.11)
Neste ano lembremo-nos, de um modo muito especial, deste título dado a Maria: Mãe de Misericórdia. Descrevendo a misericórdia como “o cartão de identidade de Deus”, o Papa Francisco e o Reitor-mor convidam-nos a buscar, como Maria, a paz, a sermos mais humanos, a irmos em direção dos nossos irmãos e irmãs com compaixão, gentileza, tolerância e perdão.
Queridos Salesianos Cooperadores,
Os tempos em que vivemos não são fáceis, mas não estamos sozinhos. Jesus deixou-nos como Mãe a sua própria Mãe, que cuida de nós, nos guia e protege. Somos conduzidos na nossa vida por Maria e pelo Espírito Santo. Deus chama-nos e Maria conduz-nos.
“Maria, Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos”.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC