Decorreu nos passados dias 11 e 12 de Junho a Consulta Regional dos Salesianos Cooperadores, em Madrid, com a presença dos coordenadores provinciais das sete províncias, da SER (Secretaria Executiva Regional), dos delegados e delegadas provinciais e dos vogais de promoção vocacional e formação.
Portugal esteve representado com dois elementos do seu Conselho Provincial: a coordenadora provincial, Maria José Barroso e a representante da formação, Maria Ana Martins.
A Consulta Regional teve início na sexta-feira, para os delegados e coordenadores provinciais que se reuniram separadamente. Os delegados ultimaram os detalhes da Escola de Delegados que se realizará no próximo mês de Julho e os coordenadores provinciais, com o Conselheiro Mundial, trocaram impressões sobre o caminho da Associação na região.
A agenda foi intensa. No dia 11, após a oração inicial, procedeu-se à leitura e aprovação da ata da consulta de novembro e à revisão dos acordos adotados.
Neste encontro vivemos momentos de formação muito ricos e interessantes, nomeadamente a conferência sob o tema “Os SSCC como autênticas comunidades fraternas abertas aos jovens” apresentada pelo Pe. Koldo Gutiérrez, delegado nacional da Pastoral Juvenil, Borja Pérez, salesiano cooperador, responsável regional para a promoção vocacional e Lurdes, salesiana cooperadora de Barakaldo. Uma conferência brilhante, em sintonia com os desafios definidos no último Congresso Regional, que nos despertou para algumas questões e inquietações de trabalho com os nossos principais destinatários: os jovens. Esta conferência permitiu uma atenção redobrada aos desafios pastorais e às respostas por parte da FS, e em concreto a partir dos SSCC, nomeadamente:
- Voltar às origens do carisma salesiano;
- A força e a importância da missão; a Família Salesiana é uma comunidade missionária ao serviço dos jovens.
- O acompanhamento vocacional. É fundamental na medida em que ajuda o jovem a descobrir a sua identidade mais profunda. O discernimento é uma das chaves para entender o modelo pastoral que propõe a Igreja e o Papa;
- Ouvir, compreender, propor… Aos jovens custa escutar com paciência; propor aos jovens a vida cristã, mas com uma linguagem que eles compreendam.
- Somos convidados a compartilhar a missão de Dom Bosco, isto é, a salvação dos jovens.
A pastoral juvenil é a nossa primeira proposta como salesianos cooperadores e sustenta-se numa forte experiência de fé.
Após esta conferência seguiu-se um debate muito participado por todos os membros presentes.
Na parte da tarde, José Ramón Sariego (administrador regional) apresentou o balanço contabilístico da Associação e prestou todos os esclarecimentos relacionados com as atividades da consulta regional de 2015. As contas foram aprovadas por unanimidade.
Seguidamente foi apresentado um documento emanado do Conselho Mundial intitulado “Orientações e indicações para a formação dos Salesianos Cooperadores”, o qual será dado a conhecer a todos os SSCC no lançamento do Ano Pastoral, em Fátima no próximo dia 17 de setembro de 2016, pelo conselho nacional.
Fernando Llamazares, coordenador provincial de Léon e membro da Comissão Mundial de Formação, introduziu o documento, a sua aplicação futura e a mais-valia para a formação do salesiano cooperador. Não nos esqueçamos que não somos um grupo qualquer, somos salesianos cooperadores. Ser Salesiano Cooperador é uma vocação! E uma vocação é um convite, um chamamento de Deus. Para responder de forma coerente a este convite é necessário uma sólida formação. Esta formação passa não só por uma formação inicial e permanente, como também por uma formação de formadores.
Na sequência da apresentação deste documento foi acordado criar uma comissão de trabalho para revisar e atualizar o nosso plano de formação.
Após um pequeno intervalo, decorreu outro momento importante da Consulta: a partilha da vida das nossas províncias e da SER. Este foi um momento de sinergia e de enriquecimento que nos fez sentir ainda mais Associação. Podemos conhecer o que se faz de melhor nos diversos grupos de cada província. Este espírito de família aproxima-nos cada vez mais, uns dos outros. O que não é conhecido, não é sequer apreciado.
O nosso primeiro dia terminou com a celebração da Eucaristia.
O dia 12 teve início com a oração da manhã e de seguida procedemos à “Análise da Formação na Região Ibérica”. Este foi um tema que tinha sido solicitado pelo Conselheiro da Região Ibérica e pelo responsável da formação, em meados de abril a todas as províncias da Região Ibérica e, que nos permitiu conhecer uma vez mais a realidade subjacente ao tema da formação. Um trabalho que nos ajudou a discernir, a rezar e a avaliar as dificuldades existentes. A partir desta análise foi confiada à SER a tarefa de implementar e avaliar a formação inicial e permanente para os diversos grupos dos SSCC.
Antes de terminarmos o nosso encontro foram abordados alguns assuntos de interesse geral, nomeadamente algumas comunicações importantes.
• De 12 a 15 de outubro de 2017 será realizada a Segunda Reunião Regional da Região Ibérica dos SSCC. Lema: ” juntos, unidos na missão: a Família Salesiana “. Vamos reservar a data e procurar estarmos presentes.
• 3 x 3 da vossa fé .
Esta é uma atividade muito apreciada e mais uma vez foi deliberado dar continuidade a esta iniciativa. Apresentou-se a seguinte proposta de tempos e lugares:
- 2018: Peregrinação a Fátima, Balasar e Caminho de Santiago português.
- 2022: Terra Santa
- 2026: Turim. Esta data irá coincidir com o 150º. da fundação da Associação de Salesianos Cooperadores (ASC).
A nossa consulta terminou com a Eucaristia presidida por Juan Carlos Pérez Godoy, Inspector de Tiago Maior, que nos deu uma boa notícia: a renovação por mais quatro anos de mandato do nosso delegado regional Pe. Luis Fernando Alvarez.
E assim terminamos mais um encontro de comunhão em Igreja, de Família que durante estes dias comungou vivamente o mesmo espírito.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC