Chegados ao final de mais um ano pastoral. É bom que o avaliemos. E o que é isso?
É tomar consciência do valor que teve este ano, é reconhecer a sua grandeza, a marca que deixou na nossa vida. Portanto, para um cristão, avaliar implica, naturalmente, também agradecer. Tantos dons recebidos de Deus! Tantos outros que Ele nos ofereceu através da colaboração de tantos nossos irmãos, desde as crianças até aos adultos com quem partilhámos as mesmas atividades.
Na avaliação é muito normal que surjam constatações de algo que podia ter sido melhor, de algo que nos aponta novos projetos. Louvor ao Senhor que nos aponta sempre metas mais elevadas.
Não posso deixar de agradecer a Deus o novo membro que entrou na nossa Família Salesiana, neste mês, cuja notícia está neste site, o 31º grupo da FS: a ‘Fraternidade Contemplativa Maria de Nazaré’. Vamos conhecê-lo e vamos conhecer sempre mais cada um dos grupos da nossa grande família, integrada na enorme família que é a Igreja católica. Só se nos conhecermos bem podemos ajudar-nos uns aos outros para melhor respondermos ao Projeto de Deus para cada um.
Louvo o Senhor pelo generosidade de cada membro da FS para fazer crescer a comunhão em cada grupo local da respetiva Associação.
Louvo o Senhor pelo nascimento de alguns grupos e pela revitalização de outros, segundo documentação desta página Web. O carisma salesiano é dom para todo o cristão sensível à dimensão juvenil e popular e desejoso de fazer crescer a amizade de Cristo em cada pessoa.
Louvo o Senhor pela vivência deste Ano da Misericórdia, pois foi bem acompanhado nos vários grupos de leigos, nas várias comunidades FMA e SDB, graças ao empenho de delegadas/os e animadores/as e dos Conselhos Locais.
Louvo o Senhor pela animação espiritual a nível nacional, por todo o bem feito graças ao contributo de muitos e, nomeadamente, do Delegado da Família salesiana, Pe. Rocha Monteiro. Para ele o nosso agradecimento pela dedicação incansável destes oito anos ao serviço da Família salesiana.
Louvo o Senhor, também, e nomeadamente pelo grupo de SSCC de Ponte de Vagos que, apesar de não terem já ali uma Comunidade FMA, continua em actividade, sempre ao serviço da Igreja Local. Sentem o “peso” da responsabilidade de serem a única presença salesiana naquela terra, mas a força da sua união e disponibilidade está a ser testemunho de que o carisma salesiano é viver na interajuda como Cristo e com Cristo aos serviço dos outros, tendo no coração, especialmente os mais jovens.
A Delegada Nacional da Família Salesiana
Ir. Mª Fernanda Afonso