Mais além! A vida é sempre mais além! Considerada em clave de infinito, a vida é desejo e é apelo, é chamada e é resposta mais ou menos generosa ao mais além.
Desde que me conheço, sempre fui dominado por dois sentimentos aparentemente antagónicos na contemplação do mundo e da vida. Diante de uma planície a perder de vista ou diante do infinito manto marinho que se perde na névoa dum horizonte indefinido, extasio-me na pergunta existencial do que está para além do que vejo. A resposta é: o mais além! Diante de uma cordilheira de grandes ou pequenos montes a pergunta é semelhante: o que está para além deste monte e do outro e do outro? A resposta é a mesma: o mais além! Só a morte, um dia, me poderá definir o mais além. Mas já hoje a minha fé me diz uma definição que me conforta, que me estimula e que enche o coração. Mais além está o Amor misericordioso que me atrai e me dá sentido à vida; mais além está Aquele Senhor Ressuscitado, a força dos meus passos de peregrino e o descanso certo das fadigas da caminhada; mais além está a Plenitude que a minha vida anseia. E o mais além não está só mais além, mas dentro de mim como desejo, como ânsia, como Vida!
Mais além! Quando vemos partir os nossos irmãos para retornarem à casa do Pai, sabemos que chegaram ao Além que atraiu as suas vidas, tivessem ou não consciência disso. A morte é, então essa porta misteriosa que nos abre o mais além, a eternidade. E penso nos braços amorosos do Pai da Parábola e no abraço de amor sem fim com que são abraçados. Uma nostalgia enorme me invade: a nostalgia desse amor e desse abraço.
P. Joaquim Taveira, sdb
Delegado Provincial da FS