Caros Membros ADMA
No dia 8 de dezembro, ao meio dia em ponto, reza-se uma Ave Maria, em toda a Família Salesiana. É o aniversário do nosso nascimento, acontecido, dito por Dom Bosco, no dia 8 de dezembro de 1841, na sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, a uns cem metros da prefeitura de Turim. Naquele dia, antes de rezar missa, protege dos maltratos do sacristão, um jovem migrante, que se abrigava na igreja para fugir um pouco do frio. Após a missa, começa a conversar com ele, e Dom Bosco, nas suas memórias, reconhecerá aquela conversa, como o primeiro passo da sua missão, o “protos”: começa tudo com uma simples Ave Maria rezada de todo o coração. Ao fim da vida, olhando para o passado, dirá que tudo começou com aquela Ave Maria. E outro acontecimento comprova que foi naquele dia, o início, o nascimento da nossa família, facto tal em que a história da Igreja e a história salesiana estão ligadas. No dia 8 de dezembro de 1854 é proclamado o dogma da Imaculada Conceição.
Neste dia houve festa em Valdocco pelo acontecimento e Domingos Sávio era um dos meninos do Oratório. Depois de alguns meses de ter tido a ideia, começa uma companhia dedicada à Imaculada. Esta companhia tem o objetivo de acolher os meninos recém-chegados ao Oratório, e assim ajudar Dom Bosco na sua missão. A 9 de dezembro de 1859, quando Dom Bosco fez a proposta de iniciarem uma Congregação Salesiana, dos 19 jovens que disseram sim, 17 eram da Companhia da Imaculada fundada por Domingos Sávio. Sementes para serem lançadas…
Com que olhar leio o “grande mistério” da minha vida e, em particular, o da vida da minha família? Sei ver sinais da grandeza e beleza do amor, do qual tudo nasce, e do qual e pelo qual tudo é feito? Qual é o valor da Ave Maria nas minhas orações? Como consigo unir a minha vida com a de Jesus, olhando para a sua e minha Mãe, confiando a Ela todos os passos? Pensando na fé de Dom Bosco, como cresce a minha confiança filial na Auxiliadora? O amor entre Cristo e a Igreja, do qual o matrimonio é chamado a ser sacramento/sinal visível, tem a sua plenitude aos pés da cruz. Contemplando a cruz, e, Maria a seus pés, os sofrimentos e dificuldades que encontro podem ter outra luz, que faça os obstáculos tornarem-se oportunidades para um amor ainda maior? Imaculada Conceição: canto o Magnificat com Maria, por todos os inícios aos quais devo a minha vida: a minha conceção, o meu nascimento, o meu Batismo… até mesmo aquilo que deu vida à minha pertença à Família Salesiana?
Pedro Miguel Ricardo
Presidente Nacional ADMA