Vivemos o ano do centenário de Fátima como um ano mariano e com esse impulso missionário que nos tem guiado nos anos anteriores. Há um sonho partilhado que nos move e transforma-se em ousadia para levar o melhor de nós, a Aliança de Amor com Maria. Este é o ano do heroísmo da aliança: amar Maria, anunciar Maria e consagrar-se a Maria – o meu coração no teu coração.
O nosso caminho de fé está unido de maneira indissolúvel a Maria, desde o momento em que Jesus, morrendo na cruz, no-l’A entregou como Mãe.
A mensagem de Fátima foi em 1917, e continua a ser hoje um grito de alerta. Passaram cem anos e os problemas que o mundo enfrenta não são diferentes. Vemos que ainda não nos comprometemos suficientemente pela paz.
São João Paulo II recorda-nos que “a mensagem de Fátima é destinada de modo particular aos homens do nosso século, marcado pela guerra, pelo ódio, pela violação dos direitos humanos…”. Por isso é que a mensagem de Fátima continua atual.
Caros Salesianos Cooperadores, a devoção a Maria foi uma das três devoções que marcaram a vida espiritual e apostólica de Dom Bosco. Toda a Família Salesiana é e se sente Família Mariana, nascida pela solicitude materna da Imaculada Auxiliadora. Na nossa vida, nunca entenderemos nada da vida de Dom Bosco sem entendermos o amor a Maria. “Foi Ela quem tudo fez”.
Neste mês de maio que, agora se inicia, gostaria de vos convidar a aprofundar a mensagem de Fátima à luz do Evangelho, numa atitude de conversão contínua, estimulando a recitação diária do terço, no seio das vossas famílias. O sacrifício do cristão só pode ser vivido a partir da oração e como oração.
“Confiemo-nos a Maria, Mãe da esperança, que nos convida a virar o olhar para a salvação, para um mundo melhor e uma nova humanidade”.
Que Nossa Senhora abençoe todos os lares, para que sejam uma pequena igreja doméstica, onde se viva o amor, a fé, a união e a paz.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC