Gastou a sua vida em 73 anos para tornar os jovens felizes na teraa e no céu!
S. João Bosco nasceu na Itália, em 1815.
Muito cedo conheceu o sofrimento, pois o pai morreu quando ele tinha apenas 2 anos e na família a vida não era fácil por dificuldades de temperamento do irmão mais velho.
Aos 9 anos teve um sonho que o marcou para toda a vida e que o acompanhou, repetindo-se de acordo com a circunstância que João Bosco estava a viver: Jesus apareceu-lhe pedindo-lhe que ajudasse os jovens pobres a crescer bem-educados e seus amigos e deu-lhe uma mestra: Maria. O seu desejo de ser sacerdote ficou reforçado. Como a família era muito pobre foi muito difícil ir estudar. Só os ricos estudavam. Mas, vencendo muitas dificuldades que lhe foram muito úteis, em relação à sua futura missão, aos 26 anos recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Recusou cargos com vantagens económicas e escolheu dedicar-se à felicidade dos jovens abandonados. Eram muitos os jovens nas prisões. Sentia que Deus lhe pedia para mudar esta situação. Fez muitas tentativas e finalmente percebeu que tinha que se tornar amigo deles. E conseguiu. Ia ao seu encontro. Interessava-se pelos seus problemas. Dedicava-se a eles sem esperar resposta imediata. Dava tempo ao tempo. Jogava com eles. Dava-lhes catequese.
E os jovens foram crescendo a ser bem educados e bons cristãos. Foi considerado maluco pelos outros padres. Muitos não acreditavam que o seu trabalho tivesse fruto, mas com a ajuda de Nossa Senhora Auxiliadora e com a força de Jesus e do seu Espírito, foram os seus próprios jovens que continuaram o seu trabalho. Um dos seus sonhos proféticos foi sobre a fundação das Filhas de Maria Auxiliadora; disse-lhe Nossa Senhora, a propósito das meninas pobres: “Toma conta delas, também são minhas filhas!” ….
E hoje a sua Família Religiosa está em quase todos os países do mundo. Chama-se Família Salesiana, porque querem seguir o exemplo da mansidão de S. Francisco de Sales, como o próprio D. Bosco deu exemplo. É constituída por 31 grupos, em que os quatro fundados directamente por S. João Bosco, pela ordem de fundação são: SDB (Salesianos de D. Bosco), ADMA (Associação de Maria Auxiliadora), FMA (Filhas de Maria Auxiliadora) e SSCC (Associação dos Salesianos Cooperadores).
Ver aqui os 31 grupos da Família Salesiana
S. João Bosco é efetivamente uma imagem de Jesus, Bom Pastor em relação a qualquer pessoa, tenha a idade que tiver, mesmo a mais tenra idade. Deixo-vos apenas estas duas afirmações de D. Bosco:
“Obtém-se mais com um olhar de caridade, com uma palavra encorajante que infunda coragem no coração, que com muitos ralhetes que só criam revolta.” (D. Bosco)
“Se o dinheiro faz muito, a oração obtém tudo.” (D. Bosco)
Ir. Mª Fernanda Afonso
Delegada Nacional da Família Salesiana