Desde sempre a humanidade foi confrontada com desafios de variada ordem, e este não é exceção.
Quando iniciámos este ano pastoral, em setembro, com o IV Congresso dos Salesianos Cooperadores, nada nos fazia prever que iríamos viver uma pandemia que nos deixaria confinados aos limites das nossas casas. Em escassos dias tivemos que adaptar rotinas, reinventarmo-nos de modo a ajustar a nossa vida familiar, profissional e até comunitária, e muitas são as estratégias que nos chegam para viver os dias normalmente.
Mas… como criar ferramentas para lidar com este problema na fragilidade da condição humana e contra um vírus que parece dotado de características que parecem desafiar a ciência? Pois bem, das várias soluções que se oferecem, estou a pensar na fé em Deus, na confiança em Maria e na força e poder da oração.
Não há melhor forma de lidar com esta pandemia para um Salesiano Cooperador/um crente, do que enfatizar a nossa relação com Deus, na procura de respostas para esta mesma situação em que todos nos encontramos, sempre com a certeza de que a Nossa Senhora de D. Bosco, a especial Mãe dos filhos da Família salesiana, vai dar sentido ao nome por que é conhecida, venerada e invocada: Auxiliadora! Reforço a força e o poder da oração. Rezemos com fé no Deus que nos ama incondicionalmente, e está ao nosso lado, às vezes numa caminhada cansativa como a atual. Recordo a imagem do Papa Francisco na sexta-feira santa em oração na praça vazia e chuvosa de São Pedro. Certamente ele nunca esteve tão sozinho, mas, ao mesmo tempo, nunca esteve tão acompanhado por tantas pessoas ao redor do mundo.
“Os tempos são estranhos. Mas somos convidados a vivê-los. São uma nova oportunidade para que as nossas vidas tenham sentido. Não entremos em desânimo, entremos em Oração”.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC