Nos últimos dias, de forma mais ou menos vincada, a generalidade dos media e boa parte da sociedade, têm discutido se afinal este ano “vai ou não haver Natal!”
Confinamento para cá, restrições de circulação para lá, um comentador que diz que sim, outro que talvez não… e daí quem sabe…
E no meio deste debate, esquecemo-nos do que realmente importa… pelo menos para nós cristãos.
Pois é… lamento estragar a surpresa, mas haverá mesmo Natal… dia 25 de dezembro como todos os anos!
Se vamos poder juntar toda a família à mesma mesa, ou mesmo celebrar o nascimento de Cristo em comunidade, isso sim é ainda hoje, quando escrevo estas linhas, uma incógnita. Quanto muito, seremos chamados uma vez mais a ser criativos, como aliás temos feito ao longo destes últimos quase nove meses de pandemia.
Importa antes de mais, que façamos o caminho que a chegada do Advento nos convida a fazer.
O Evangelho de S. Lucas, no terceiro capitulo diz-nos precisamente isso: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas.” No mesmo capitulo, um pouco mais à frente, S. João Baptista dá-nos várias respostas de como devemos preparar o caminho: “Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tiver mantimentos faça o mesmo, etc.”
A este propósito gostaria de lançar-vos um desafio. Neste Advento, preparemos a vinda do Senhor com um qualquer gesto solidário. Não faltam solicitações, fruto dos tempos que vivemos e do impacto que trouxeram à vida de muitas famílias.
Para quem vive perto de uma presença salesiana, a colaboração com SOLSAL é uma boa opção. Se não for esse o caso, será sempre uma boa alternativa contactar o Centro Paroquial ou a Associação de Solidariedade Social mais próximos. Uma peça de roupa, um alimento ou um brinquedo poderão de certeza fazer a diferença este Natal!
Jorge Santos
Antigo Aluno Salesiano