Um dia, li algures este pensamento: “E quando chegares ao fim do teu caminho, olha para trás e verás que, afinal, tudo teve sentido”. Ocorreu-me esta citação, quando me preparava para escrever estas palavras de agradecimento. Sentido agradecimento a toda a Família Salesiana, a quem procurei servir ao longo destes últimos sete anos. Sim, porque fiquei muito mais rico salesiana, humana e espiritualmente falando. Foram uma muito bonita aventura que começou com uma obediência ao meu Provincial de então, senhor P. Artur Guilhermino Pereira. Em 2016 a carta de obediência dizia: “Pároco da Paróquia de Mogofores e Delegado Nacional da Família Salesiana”. Eram realidades quase totalmente novas para mim. Ciente de ser a vontade de Deus, expressa pelo meu Superior, lancei-me ao trabalho e, com o desenrolar desta obediência, fui aprendendo a fazer. O meu sincero agradecimento, senhor P. Artur, também pelo que sempre me ajudou com a sua fraterna orientação e estímulo. Com a vinda do Provincial seguinte, senhor P. Aníbal Mendonça não se alteraram as linhas de orientação, mas aliviaram-se as tarefas assumidas até então com a entrega da Paróquia de Mogofores ao novo e atual Pároco, P. José Augusto Fernandes. Apenas com o desafio da delegação para a Família Salesiana, com os encontros formativos proporcionados e estimulados pelo P. Provincial e seu Conselho, procurei fazer um pouco melhor e com mais conhecimentos para o efeito. Aqui também deixo o meu sentido agradecimento ao senhor P. Aníbal pelo muito que me orientou e ajudou. Quer com ele, como com o senhor P. Artur, nunca deixei de me lembrar de que o Delegado Nacional é delegado do Provincial, por isso não me foi difícil a eles recorrer para receber ajudas de orientação no meu agir.
O Delegado Nacional da Família Salesiana muito mal andaria se não pudesse contar com o Conselho Nacional dos Salesianos Cooperadores, e com as Direções Nacionais dos ADMA e da Federação dos Antigos Alunos de D. Bosco. Procurou ajudar e orientar, segundo o Carisma Salesiano e, por meio deles, ajudar e orientar a vida dos Centros locais. Com eles, a Família Salesiana foi uma realidade muito bonita e conheceram-se momentos de muita Vida e Unidade. O meu sentido agradecimento pelo que fizeram e pelo interesse que sempre demonstraram em viver com D. Bosco e como D. Bosco, o seu Carisma.
Antes de expressar o meu agradecimento maior, quero fazer uma referência à Irmã Fernanda Afonso, Delegada Nacional para a Família Salesiana da parte das FMA. Procurámos trabalhar sempre numa fraterna unidade e dela recebi sempre uma ajuda que quero agradecer do fundo do coração. Bem hajas, irmã Fernanda Afonso!
Colaborador eficiente e sempre disponível foi o senhor Rui Madeira: Não poderei esquecer, nem deixar de lhe agradecer o muito que me ajudou durante estes sete anos. Uma amizade sólida será a minha melhor forma de agradecer.
Para Deus, por intermédio de Sua Mãe Santíssima, Nossa Senhora Auxiliadora e de S. João Bosco, nosso Santo Fundador, vai o meu agradecimento maior. Pelas graças que sempre recebi, pelas forças que nunca faltaram, por tudo o que me enriqueceu como pessoa e como salesiano, pela alegria de procurar ter feito sempre a Sua Vontade, o meu muito, muito obrigado!
P. Joaquim Taveira da Fonseca, sdb