FS | A Casa sobre a Rocha

> Palavras ao Ouvido > FS | A Casa sobre a Rocha
A Casa sobre a Rocha

Escrevo no dia da Festividade de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema pareceu-me apropriado para poder partilhar com todos e cada um dos membros da Família Salesiana. É um tema orientador da formação dos Salesianos Cooperadores deste ano pastoral e formativo, em boa hora apresentado pela riqueza evangélica que contém. É uma parábola de Jesus de grande necessidade e beleza., pois a fragilidade do mundo em que vivemos não nos dá seguranças e arrimos que garantam que não possamos perecer no turbilhão de tantas dessas fragilidades e consequentes medos e ameaças em que vivemos. Estendo, pois à Família Salesiana a riqueza deste tema, na certeza de encontrar a compreensão fraterna dos Salesianos Cooperadores.

Esta parábola de Jesus é de uma grande beleza pelo carinho e interesse que demonstra ao avisar-nos da maneira como podemos viver no mundo sem medos e sem sobressaltos. Ensina-nos o segredo de como construir a casa da nossa vida de maneira sólida, segura e capaz de resistir a todas as tempestades e vendavais em que ele é tão fértil. Não se trata, obviamente, de tempestades e vendavais derivados da meteorologia, mas das tempestades e vendavais da maldade humana, das ameaças e inseguranças, das perseguições e das guerras… Nesta luta diária entre o Bem e o Mal, todos nós somos apanhados no fogo cruzado dessa luta. Acresce ainda que, mesmo no interior de cada um, as lutas que se travam no nosso coração, entre a bondade e a maldade, arrastam-nos por caminhos da nossa destruição moral e física. Jesus alertou-nos para que a batalha das nossas lutas diárias se escudassem na força e na segurança da Sua infinita misericórdia

Construir a casa da nossa vida sobre a rocha é o convite do amor misericordioso que Jesus faz a todos e cada um de nós. Essa rocha de que Jesus fala é a Confiança na Sua proteção. Não pode ser apenas uma confiança intermitente do ora sim, ora não. Deve ser uma confiança total, uma entrega Àquele que nos ama de umal maneira que nos merece essa confiança. Se pararmos um pouco para pensar, avaliar e procurar quem pode defender-nos dos nossos medos e inseguranças que, constantemente, nos ameaçam. Se pararmos um pouco para pensar quem possa ser a rocha que garanta a solidez da nossa casa humana e quem nos ensine, ajude e nos indique os materiais ajustados à construção da nossa vida, só encontraremos Aquele por Quem fomos criados,- Jesus!. Só Ele é a Rocha sobre a Qual vale a pena construir. Com Ele, como Fundamento é que nos encontraremos seguros, a salvo dos medos que nos possam atormentar e dos ventos da maldade que nos possam destruir.

A parábola de Jesus sobre a «Casa sobre a Rocha» é para cada um o convite da Sua misericórdia. Ele prometeu ao Pai não perder nenhum daqueles que o Pai Lhe entregou. N’Ele, portanto cada um encontra a certeza da sua eterna felicidade, se assentar o seu viver na Rocha firme que é Jesus.

P. Joaquim Taveira da Fonseca, sdb
DNFS