SSCC | Uma brevíssima memória

> Palavras ao Ouvido > SSCC | Uma brevíssima memória
Memórias

Um novo projeto-piloto está em curso no seio da Associação dos Salesianos Cooperadores de Portugal, queremos recordar o caminho feito até ao momento, temos o desejo de continuar dando testemunho com as nossas vidas, temos esperança para crescer no coração de todos aqueles que descobrem o carisma de S. João Bosco presente nas suas vidas.

Construção de memórias

“Um propósito maior na Igreja de Jesus”, que tu podes SER em tudo aquilo que já ÉS: Um animador no MJS; Antigo Aluno; ADMA; professor ou auxiliar nos ambientes salesianos; qualquer outro católico que se sinta inspirado pela máxima do sistema preventivo para a evangelização dos jovens: “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos!”.

Este projeto-piloto, assim o designamos por considerar que esta é a fase experimental, intitula-se: Construção de Memórias. Em anexo, irá o documento que elucida melhor sobre a sua dinâmica, e espero que todos os centros locais ASSCC abracem como uma atividade com caráter nacional e espírito de família salesiana.

Da minha parte, dou como exemplo esta brevíssima memória, como ponto-de-partida para a construção de uma memória que tem muito mais para contar.

“Breve apresentação do meu percurso como filho de D. Bosco:

O meu nome é Valter Manuel dos Santos Silva, sou um jovem com 47 anos de idade e, desde a minha infância, que a minha vida, educação, formação moral e religiosa, a minha vocação cristã começou sendo aluno no Externato Nossa Senhora de Fátima de Arcozelo, na cidade de Vila Nova de Gaia – Portugal.
Na minha juventude, com mais alguns amigos animadores como eu, criamos o Centro Juvenil das Salesianas – Promotores da Paz, fruto de uma pequena semente lançada em 1985 e, que em 1998, após o seu crescimento no seio do Movimento Juvenil Salesiano, se torna Associação Juvenil que existe até aos dias de hoje.

O percurso, que englobou durante muitos anos a colaboração com os grupos da família salesiana, escola, SDB e MJS, comecei a descobrir aos poucos que tudo aquilo que fazia tinha um propósito maior na Igreja de Jesus: – “A seu tempo tudo compreenderás!” – disse a Senhora no sonho a João Bosco, e eu também compreendi que encontrava a vocação de Salesiano-Cooperador, que foi sendo cultivada na minha vida.
E, assim, desde 2006 ingressei como aspirante no grupo local de Arcozelo e, após acompanhamento e formação no P.V.A., celebrei a minha promessa a 12 de julho de 2009.

Continuei como membro ativo nas atividades pastorais na minha paróquia, no grupo de jovens como Salesiano-Cooperador, sendo eleito em 2013 como coordenador local que animei até 2018.
Recentemente, a 21 de maio de 2022, em Fátima, foi apresentado o novo conselho nacional da Associação dos Salesianos-Cooperadores de Portugal, no qual fui escolhido como o seu Coordenador no próximo triénio.

Com o acompanhamento de Maria Auxiliadora, mãe e mestra da família de D. Bosco,
Da minha esposa e filhas, e de todos os meus amigos Salesianos-Cooperadores.
Espero ter bons companheiros neste caminho!”

Abraço em D. Bosco,
Valter Silva, sscc