FMA | Mês de Maria

> Palavras ao Ouvido > FMA | Mês de Maria

MÊS DE MARIA! 

Com Ela, partimos apressadamente!

Porquê? Donde? Para onde? E como? Porquê partir?  

Porque o encontro com Deus foi de tal modo impulsionador que não consigo ficar no cantinho do meu comodismo instalado. Ele abriu o meu coração ao outro e ao Outro, presente em cada pessoa. 

Mas parto com temor e alegria. Com temor, pois não posso fiar-me nas minhas forças. Com alegria, pois Deus é a minha força. Parto também porque preciso de partilhar com alguém que me entenda. Por isso, após o anúncio do Anjo, Maria se dirige a casa da sua prima Isabel, também ela agraciada pela Misericórdia de Deus e aberta às suas surpresas. 

E partiu apressadamente, isto é, sem se desviar do essencial, mas consciente do que Deus lhe pedia. A sua morada permanente é a vontade de Deus e o seu cuidado diário é a atenção a quem precisa da sua solicitude materna. Maria aponta-nos o caminho da felicidade: ser para o outro e ver nele, o Outro por excelência, Jesus. Este modo de viver pode aplicar-se no dia a dia em qualquer campo de atividade: família, emprego, voluntariado, estudo, etc… 

Esta mesma reflexão teve em mim este eco, precisamente, quando escrevia no computador e entraram notícias de mãe e filha que morreram esta manhã e depois outros problemas mundiais: “Esta é a hora de ir ao encontro do outro, rezando já por estas duas pessoas: «Dá-lhes, Senhor, o eterno descanso….. Senhor, fica connosco, neste mundo em guerra!» 

Mas tenho que dizer a verdade toda: Esta forma de reagir às notícias, recordo, ouvi-a a primeira vez, já há muitos anos, do Sr. Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro numa partilha da sua vida sobre o modo como assistia aos Telejornais.

E, para terminar esta partilha, desejo a todos um Mês de Maria que nos faça crescer no seguimento das suas atitudes, ela que o Senhor Jesus, nos deu, como Mãe no derradeiro momento da sua Vida terrena!

Ir. Mª Fernanda R. Afonso – Delegada Nacional para a família Salesiana