FS | Gratidão e Louvor

> Palavras ao Ouvido > FS | Gratidão e Louvor

Muitas vezes, ao longo da nossa vida, somos presenteados com favores, dádivas, graças e tudo recebemos com indiferença e rotina como se isso nos fosse devido. Muitos de nós, raramente, nos conta de uma realidade que, por ser maravilhosa, nem por isso nos chama a atenção e nos leva a refletir. E a maravilhosa realidade é esta: tudo na vida de cada um é uma graça do nosso Deus e Senhor Jesus. Por isso, temos de despertar em nós o coração agradecido e o louvor devido a Quem faz da nossa vida uma graça contínua.

Neste mês de Março, a Família Salesiana teve a oportunidade de fazer o seu Retiro Quaresmal como preparação para a Páscoa de Jesus, no desejo de fazer dela também a sua Páscoa. De norte a sul, ocupando todos os fins de semana, grupos mais ou menos numerosos, fizeram com alegria e entusiasmo o seu Retiro Quaresmal. A ressonância dos mesmos diz-nos da seriedade e alegria daqueles encontros familiares de reflexão. Recordar que somos Igreja de Jesus, Igreja peregrina e em caminho para a Jerusalém celeste; recordar que nesta nossa Igreja temos um lugar de responsabilidade e exigência por força da beleza de um carisma que abraçámos e que o Espírito Santo escolheu para S. João Bosco, nosso fundador; recordar que o desejo de Jesus é a vivência da Unidade que Ele pediu ao Pai para que o mundo acreditasse na Sua Igreja; recordar que o nosso único papel, como cristãos e salesianos, é ser neste mundo fermento de vida para levedar a massa da Humanidade; recordar tudo isso já valeu a graça de um Retiro Quaresmal. Mas podemos ainda acrescentar as alegrias do convívio de irmãos que se encontram e o estímulo mútuo que esse encontro proporciona. Louvar! Agradecer!

Sendo que a nossa vida é uma graça contínua da misericórdia de Deus, o agradecimento e o louvor deveriam ser a nossa forma de conversão constante ao Senhor para que seja a vida, mais do que as palavras, a nossa maneira de fazer apostolado no nosso dia a dia, sobretudo junto dos jovens mais necessitados. E de suas famílias.

Nestes dias tão importantes da proximidade da Páscoa, encontramos o grande Profeta Isaías, no seu terceiro Cântico do Servo de Javé, a apresentar a figura humilde de Jesus sofredor que nos ensina: «O Senhor deu-me a capacidade de falar como discípulo para que eu saiba ajudar os desanimados com uma palavra de coragem. Cada manhã Ele desperta os meus ouvidos para que possa ouvir como discípulo. O Senhor abriu os meus ouvidos e eu não fiz resistência, nem recuei. (Is 50, 1-5). Ser discípulo, ouvir o Senhor, como o Servo de Javé, fazer vontade de Deus, confiar sempre n’Ele… é a melhor forma de agradecimento e de louvor pela graça contínua que somos cada um de nós. Mais uma vez: Louvar! Agradecer!

Uma Santa Páscoa para todos. Que Jesus Ressuscitado santifique cada vez mais a Sua Igreja e faça de cada um de nós, pela Sua infinita misericórdia, fermento de santidade.

Pe. Joaquim Taveira da Fonseca
DNFS