SSCC | Encontro com Deus: “Eis-me aqui, Senhor!”

> Palavras ao Ouvido > SSCC | Encontro com Deus: “Eis-me aqui, Senhor!”

Encontro com Deus: “Eis-me aqui, Senhor!”

Durante toda a nossa vida guardamos na memória aqueles encontros que tivemos e que foram marcos importantes, que tiveram significado. Momentos especiais dos quais retiramos conclusões relevantes para definir o projeto e o sentido do nosso caminho.
Na história do povo de Deus, são vários os encontros que Ele realiza com os homens e mulheres que acha dignos de colaborarem no Seu projeto de salvação. É Ele que interpela, chama e convida… Abraão responde: “Eis-me aqui, Senhor!” (Gen. 22, 1-19). Obedece fielmente e segue Deus com toda a confiança. Através dele aprendemos a ter uma atitude de disponibilidade para com Deus e para com os outros.

O encontro com Moisés junto à sarça ardente (Ex 3, 4-12), apesar do grande desafio que lhe é lançado, permite-lhe libertar um povo da escravidão e conduzi-lo para um estado de maturidade, com a entrega dos dez mandamentos, assumindo o papel de filhos de um Deus que é pai.

O encontro mais digno e sublime da anunciação a Maria, no cântico de louvor do Magnificat (Lc 1, 46-55), aproxima-nos de um “Sim” que serve de modelo de fidelidade à vontade de Deus. Um encontro de harmonia entre quem chama e quem é chamado.
Poderia ainda indicar muitos outros encontros com Deus ao longo da história da Igreja. Mas há um, em particular, que não quero esquecer: o sonho do pequeno João Bosco, através do qual lhe é revelado todo um projeto de vida que Deus tem para realizar com ele. Um projeto que a seu tempo veio a compreender verdadeiramente. A família salesiana nasce desse sonho, contínua a torná-lo realidade e a sentir a Sua presença todos os dias.

Ainda hoje, Deus quer “fazer encontros” com homens e mulheres comuns. Ele contínua a chamar, a aproximar-se e fazer-se presente. Nas palavras de José Tolentino de Mendonça, “o desafio é estar em si e experimentar com todos os sentidos a realidade daquilo e daquele que vem. O desafio é atirar-se para os braços da vida e ouvir aí o bater do coração de Deus. Sem fugas. Sem idealizações”. No mês de março, propomos o primeiro encontro com Deus com todos aqueles que queiram estar reunidos para compreender melhor através D´Ele, o seu projeto de vida e vocação à família nas suas várias dimensões, na Igreja e no mundo.

Valter Silva
Coordenador Nacional ASSCC