Que vos parece?
Encontram aqui Dom Bosco Educador?
E para nós, hoje, este decálogo ainda pode inspirar-nos?
- Valorize o seu educando. Quando respeitado e amado, o jovem progride.
- Acredite nele. Mesmo os jovens mais difíceis têm uma corda do coração sensível ao bem.
- Ame e respeite o seu educando. Mostre-lhe que está a seu lado, olhe-o nos olhos.
- Elogie o seu educando sempre que puder, mas com verdade. Quem não gosta de elogios?
- Compreenda-o. O mundo de hoje é complicado, rude e competitivo. Quem sabe se o seu educando não está a precisar de si?
- Alegre-se com o seu educando. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso. A alegria e o bom humor atraem os meninos como o mel.
- Aproxime-se do seu educando. Viva com o seu educando. Conheça os seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer os amigos para uma atividade de que gostam todos.
- Seja coerente com o seu educando. Não temos direito de exigir do nosso educando atitudes que não temos. Quem não é sério, não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito.
- Prevenir é melhor que castigar o seu educando. Quem é feliz, não sente a necessidade de fazer o que é menos bom. O castigo magoa, a dor e o rancor afastam os educadores dos educandos. Pense sete vezes antes de castigar, nunca com raiva.
- Reze com o seu educando. No princípio, pode parecer estranho. Mas a religião precisa de ser alimentada. Quem ama a Deus, amará também o seu próximo.
Ir. Maria Fernanda Rosa Afonso
Delegada Nacional para a Família Salesiana