É tempo de Advento. Aproxima-se o Natal!
No propósito de quebrar o paradoxo da pressa e da falta de tempo, existe um artigo do José Luís Nuno Martins da Rádio Renascença que conduz mais perto do sentido do Natal “O sentido da vida passa por sair do conforto e ir ao encontro dos que ninguém quer ver, por serem maus ou por serem melhores do que nós, e caminhar em conjunto com eles no tempo. Dando sem esperar receber. Aceitando sem julgar. Perdoando sem porquê. Aprendendo, sempre. Criando caminhos que, depois de nos levarem ao encontro uns com os outros, possam ser largos o suficiente para que, juntos, sigamos na mesma direção. Mas sem que por isso cada um deixe de ter de escolher entre uma infinidade de caminhos. Amar é destruir a solidão do outro… e a nossa!”.
Neste excerto revê-se a nossa missão de salesianos cooperadores, que vai muito além das atividades comunitárias. Preenche-se essencialmente de atitudes individuais com os outros e acima de tudo no nosso quotidiano, no encontro com a criança, jovem ou idoso que se cruza connosco no trabalho, na rua ou até com o próximo que coabita connosco. D. Bosco também vivia muitos destes pequenos encontros. Quem não se lembra do encontro de D. Bosco e Bartolomeu Garelli?
Talvez o Natal sejamos efetivamente nós! Talvez cada um de nós se possa rever em cada um dos elementos do presépio, da árvore, da ceia de natal…em tudo. O Papa Francisco aponta-nos o caminho…
No Natal costuma haver muito barulho…Mas é necessário fazer silêncio para ouvir a voz do AMOR!
NATAL és tu, quando te dispões, todos os dias, a nascer de novo, deixando Deus entrar no teu coração!
O PINHEIRO DE NATAL és tu, quando com a tua força e coragem resistes aos ventos e dificuldades da vida!
AS DECORAÇÕES DE NATAL és tu, quando as tuas virtudes são cores que enfeitam a tua vida!
A LUZ DE NATAL és tu, quando a tua vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz que ilumina o caminho dos outros!
O ANJO DE NATAL és tu, quando consegues entoar e cantar a mensagem de paz, justiça e amor para todo o mundo!
A ESTRELA DE NATAL és tu, quando consegues guiar alguém até à alegria do encontro com Jesus!
OS REIS MAGOS és tu, quando consegues dar o melhor de ti mesmo a todos, sem distinção!
A MÚSICA DE NATAL és tu, quando vives em harmonia interior e espalhas harmonia à tua volta!
O PRESENTE DE NATAL és tu, quando consegues comportar-te como verdadeiro amigo e irmão ou irmã de qualquer outro ser humano!
O CARTÃO DE NATAL és tu, quando a tua bondade está escrita no gesto de amor que ofereces ao outro!
“VOTOS DE FELIZ NATAL” és tu, quando perdoas, restabelecendo de novo a paz e concórdia, mesmo a custo do teu próprio sacrifício!
A CEIA DE NATAL és tu, quando sacias com o pão da esperança qualquer pessoa necessitada a teu lado!
A NOITE DE NATAL és tu, quando consciente, humilde e silenciosamente, recebes o Salvador do Mundo no teu ser.
UM MUITO FELIZ NATAL para ti e a todos e todas aqueles e aquelas que desejam e procuram assemelhar-se a este NATAL!
(Adaptado por P. Carlos Alberto Nunes, MCCJ, a partir das intervenções do Papa Francisco, 2014)
As palavras falam por si… por isso, ao terminar só queremos desejar que neste Natal despertemos para a Esperança, aquela que ilumina, preenche vazios e nos ajuda a deitar fora o que não é fundamental. “Aquilo que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu, isso Deus preparou para aqueles que o amam (1 Co 2, 9)”.
Feliz Natal!
Valter Silva |
Coordenador Provicnial dos SSCC