A Família Salesiana tem como seu pai e fundador S. João Bosco, sendo a referência e modelo para todos nós que continuam a acreditar e a manter viva a sua obra. Porém, sempre existe alguém que se tornou preponderante para que a realização de uma vocação, de um sonho ou de uma grande obra na Igreja, como é hoje a Família Salesiana, se concretiza-se. E na vida de João Bosco esse alguém muito especial foi a sua mãe, conhecida por todos nós como Mãe Margarida:
Uma Mãe, a educadora do educador, a catequista do futuro sacerdote, a primeira cooperadora da obra salesiana, a Mãe de D.Bosco. E como são importantes e valiosas as mães na vida de cada um de nós. Também Deus escolheu uma Mãe predileta para o Seu filho Jesus, Maria, Mãe da Igreja, nossa Mãe e Auxiliadora e Mestra do santo fundador da família salesiana, S. João Bosco. Deus, por sua vez, escolheu Margarida para mãe de João Bosco…
…Mulher simples, camponesa, mulher do povo, de uma religiosidade profunda, a primeira a acreditar no sonho do seu filho e a anima-lo para a sua missão. Ela, Mãe Margarida, mãe dos pequenos órfãos, mãe da boa-noite, sempre presente até ao fim dos seus dias, entregando-se plenamente no Amor de Deus no trabalho do dia-a-dia em favor dos filhos do seu filho João.
O dia 25 de novembro celebra a Margarida, nome de flor, nome que nos recorda a mãe e a primeira colaboradora de D. Bosco, inspiração e modelo para todos os Salesianos- Cooperadores que reconhecem nesta mulher e mãe as qualidades e virtudes da vocação do cooperador na obra salesiana.
Um encontro com a Mãe de D. Bosco, com o que ela significa para a Família salesiana, dar a conhecer o exemplo pelo qual João Bosco seguiu e teve como referência máxima na sua vida e que o marcou profundamente.
E, cada um de nós sabe como a Mãe é e será sempre a quem nos cria, molda e nos incentiva para concretizar os nossos sonhos e a torná-los realidade, assim foi com João que teve a melhor Mãe que um filho pode ter, Margarida…Uma Mãe para uma nova família, Família Salesiana.
Coordenador Nacional dos Salesianos Cooperadores,
Valter Silva