A solução ali ao lado…
Quando Maria de Nazaré se dá conta que aquelas bodas de Caná da Galileia tinham falta de vinho, não procurou os culpados do que estava para acontecer para lhes chamar a atenção e, possivelmente, para lhes dar uma suave repreensão. Calmamente, tratou de solucionar o problema com discrição, amor e carinho. Tinha a solução muito perto de Si, Jesus! O Seu Filho estava naquelas bodas também, juntamente com alguns dos Seus discípulos. Só Ela sabia que Ele iria resolver o problema. Abordou-O e fez a comunicação: “Não têm vinho! “ Entre Mãe e Filho as palavras quase sobram, porque fala a eloquência do amor. Jesus quer escusar-se a resolver o problema, porque a Sua hora ainda não tinha chegado. Mas Maria também sabe que o amor não tem tempos, nem horas para actuar. Dirige-se aos criados que serviam à mesa e diz-lhes: Ide ter com Ele e fazei o que vos disser. A Sua missão acabou ali. O que Jesus lhes diria já era assunto do próprio Jesus. Maria só sabia que era a solução daquele problema.
Os serventes ouvem o que têm de fazer e, interiormente, devem ter ficado espantados. Olham para Maria e interrogam-na com o olhar e é também com um olhar cheio de certeza que Ela lhes responde: “Fazei o que Ele vos disser”. Pegam nas canecas vazias e enchem-nas de água das talhas junto à porta. Mas não é a água que falta… O que vem a ser esta ordem de Jesus? Obedecem e o milagre acontece no vinho muito bom que foi colocado na mesa nas canecas cheias de água que lá colocaram.
Este episódio das Bodas de Caná da Galileia é lido e relido, comentado à saciedade, mas há sempre algum pormenor que nos escapa. Atrevo-me a dizer que é mesmo um por maior tão importante se torna para a nossa vida de confiança e de fé. Todos os nossos problemas têm uma solução; todas as nossas ansiedades e angústias podem desaparecer. Se entregarmos a Jesus problemas, ansiedades e angústias com verdadeira fé e generosidade, Ele resolve tudo por nós. Pode acontecer que não é como queremos e pensamos a solução, mas como Ele a quer. Nunca pela cabeça dos serventes passaria solucionar a falta de vinho, colocando na mesa canecas com água, mas foi a solução de Jesus. E foi a melhor! A Sua solução dos nossos problemas, ansiedades e angústias é sempre, sempre a melhor, porque é encontrada com o infinito amor que nos tem.
Como seríamos muito mais felizes se vivêssemos de confiança total no amor misericordioso de Jesus e nos entregássemos totalmente à Sua Vontade. Maria ensina-nos como fazer. Foi assim que ensinou o nosso santo Fundador, S. João Bosco. Por isso, com humilde certeza, tudo fez por Intermédio de Jesus a Quem totalmente se confiou, pois Maria sempre lhe segredou: Faz tudo o que Ele te disser”.
P. Joaquim Taveira da Fonseca
DNFS