FS | A beleza e profundidade do LEMA

> Palavras ao Ouvido > FS | A beleza e profundidade do LEMA


Acabaram há poucos dias as Jornadas da Espiritualidade da Família Salesiana. Quem teve a oportunidade de nelas participar, deve ter sentido um impulso interior muito forte para viver a Espiritualidade Salesiana com um muito maior empenho no dia a dia. Não estamos sós na caminhada apostólica da nossa pastoral em favor dos jovens, mas demo-nos conta que, por esse mundo fora, a Família Salesiana está bem viva e realiza a presença de Jesus no meio dos jovens com alegria e entusiasmo. Tema central destas Jornadas foi a apresentação do Reitor Mor do Lema para a Família Salesiana. Mostrou a íntima relação do mesmo com a Espiritualidade de S. Francisco de Sales, fonte onde bebe a Espiritualidade de D. Bosco.

“Tudo por amor, nada por força” convida-nos a uma nova atitude pastoral, mais profunda, olhando os nossos destinatários com atenção e carinho, começando por aceitá-los como são e querendo para cada um deles aquela felicidade para a qual Deus os criou.

O “nada por força” não visa só a ausência de qualquer forma de violência física ou psicológica. Visa, isso sim, o respeito pela alteridade, pela aceitação, ou não, de uma resposta ao nosso zelo pastoral de educadores e amigos, aceitando que o outro é senhor da sua liberdade e do mistério do seu mundo interior que, por vezes, até ele é incapaz de gerir. Isso não nos deve levar ao desânimo e à desistência, mas a reforçar o amor, a oração, a humildade que nos leva a reconhecer a verdade insofismável de que só Deus pode modificar o coração de cada ser humano. Só Deus! Cada um é apenas um instrumento do Seu Amor, instrumento que se quer dócil, humilde, consciente sempre da necessidade de conversão pessoal para permitir a Deus atuar por nosso intermédio. Mas a riqueza do Lema leva-nos a outras descobertas além das que possamos intuir como faceta de intervenção educativa, pastoral e apostólica.

“Tudo por amor, nada por força” é a única atitude de Deus para com cada um de nós, Suas criaturas. Muitos de nós temos dificuldade em acreditar neste amor indefectível e extremamente respeitador da nossa liberdade, que tem origem na terna bondade de Deus. Mas é que não pode ser de outra maneira o amor do Deus-Amor! E com que respeito pela nossa liberdade Ele nos ama! E com que discrição nos envolve no Amor! E com que paciência infinita nos faz compreender o Seu Amor!  Deus não se antecipa ao que cada ser humano tem de realizar, mas acompanha-o na sua vida e ação com a oferta da graça, estimulando-o ao amor, à verdade e à justiça.

“Tudo por Amor, nada por força”, pois em Deus não há violência ou imposição, mas respeito, amabilidade, convite, carinho e ternura para com a obra-prima das Suas Mãos criadoras. 

“Tudo por amor, nada por força”, para além dum bonito Lema é uma Regra de vida. A Família Salesiana encontra assim um manancial de luz que jorra da fonte pura de uma Espiritualidade que orienta para a construção da santidade real, cujo fundamento imprescindível é a crença de que Deus nos ama a todos com amor misericordioso, terno e particular. 

P. Joaquim Taveira da Fonseca
DNFS