FS | Caríssima Família Salesiana – BOAS FESTAS

> Palavras ao Ouvido > FS | Caríssima Família Salesiana – BOAS FESTAS

O Natal de Jesus! O meu Natal!

Todos os anos, depois de uma cuidada preparação próxima a que damos o nome de Advento, chegamos ao Natal de Jesus. Desde aquele Natal longínquo na Gruta de Belém até aos dias que vivemos hoje, o Natal é recordado, é liturgicamente celebrado e é pessoalmente vivido como acontecimento salvífico por todas as pessoas de boa vontade e abertas à ação redentora de Jesus na sua própria vida. É um acontecimento do Amor de Deus que se realiza no tempo e que vem suscitar a alegria, a festa, o convívio dos que sentem o Amor de Deus presente nas suas vidas. Mas muito cedo, toda essa alegria pura, essa festa, esse convívio perderam a simplicidade e a beleza. Como o campo da parábola de Jesus, onde o lavrador semeou apenas grãos de trigo genuíno, ficou invadido pelo joio daninho, assim o Natal de Jesus sofreu e sofre da invasão dos interesses comerciais, da gastronomia desenfreada, da festa sem alma e sem convívio, da perda de todo o sentido original e profundo de um Deus que incarna para mostrar a cada um de nós o Seu amor misericordioso e a Sua benevolência para com a Humanidade. A Sua Incarnação, em profunda pobreza e humildade, já hoje não tem o agradecimento do nosso coração, esquecido nas preocupações das prendas para familiares e amigos e num jantar farto na qualidade e na quantidade.

No entanto, há sempre um resto de nós que não perdeu o verdadeiro sentido do Natal de Jesus e faz dele também o seu Natal; há um resto de nós que celebra este Acontecimento com um coração humilde e agradecido ao Amor que nos visitou e visita; há sempre um resto de nós que percebe que o Natal é um gesto da Benevolência do nosso Deus e, por isso sente a necessidade de lançar os olhos para a solidão dos seus irmãos, para a sua efetiva pobreza material e espiritual, para a escuridão em que vive sem a luz da esperança e da fé. E decide-se a fazer do Natal de Jesus o seu próprio Natal, aceitando nascer, de novo, para Jesus e para os irmãos nos quais Jesus continua a incarnar. 

A Família Salesiana está neste resto de nós que quer dar ao Natal o seu verdadeiro significado, sensível ao Amor que quis  e quere fazer presença entre nós. Guiada por Ele, bate à porta da pobreza do seu próprio coração para o revestir das roupagens da misericórdia divina para depois também bater à porta do coração dos seus irmãos, levando-lhes Jesus em presença amiga e partilha solidária. Daí nasce a festa, o convívio e a alegria do Natal em tal abundância que nos leva a prolongá-lo tanto quanto o amor que enche a alma de cada um.

P. Joaquim Taveira da Fonseca
DNFS