SSCC | O papel singular de São José no Advento e no Natal

> Palavras ao Ouvido > SSCC | O papel singular de São José no Advento e no Natal

A chegada do Advento remete-nos ao nascimento do Menino Jesus, um momento de renovação da fé, especialmente em tempos de pandemia.

Iniciámos no passado domingo, o tempo do Advento, que tem a caraterística de acompanhar Maria, que está prestes a dar à luz. O menino que ela gera é a esperança encarnada. Toda criança traz esperança de vida nova, de renascimento. Neste momento da história que vivemos, a esperança está fragilizada. Mas, agora, talvez seja uma grande oportunidade de recuperamos aquilo que é próprio do Advento: a esperança.

No quadro das figuras do Advento e Natal, é comum sintetizar o papel de José, esposo de Maria, como o homem justo e humilde que aceita a missão de pai adotivo de Jesus, o Verbo de Deus. Na sua figura paterna, apesar de discreta, está sempre com Maria, caminhando com ela, protegendo-a para todas as suas necessidades.

Que bom, podermos olhar carinhosamente a figura de José neste tempo do Advento. Esperamos o Cristo, e esperar é atitude daquele que também se prepara. Nós preparamos a nossa casa, preparamos as nossas igrejas e as nossas comunidades para o Natal. São José foi aquele que preparou, em primeiro, o verdadeiro lugar da chegada de Jesus. Preparou e prepara os nossos corações para este bonito acontecimento da chegada do menino Deus.

Com José aprenderemos o que nos ajuda a viver o Advento e o Natal: silêncio e recolhimento que nos centram em Deus; obediência à sua Vontade, mesmo quando não entendemos os seus caminhos insondáveis, complicados e difíceis; amor devotado a Maria e, por Ela, a Jesus que enchem os corações de ternura de que devemos dar testemunho; preparação do que é necessário para acolher o nascimento do Verbo de Deus feito homem, convertendo o coração e a vida, acolhendo os irmãos a cujo serviço nos queremos colocar.

Estas são as atitudes que sobressaem em José e no seu exemplo para os fiéis, especialmente neste Ano a ele dedicado que termina a 8 de dezembro próximo.

Sigamos o exemplo de José para bem nos prepararmos para o Natal que se aproxima. São José, rogai por nós!

Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC