Vamos recomeçar com alma…
O tempo do Verão já passou, as férias descansaram certamente o nosso corpo e voltamos novamente ao trabalho com novas forças que tonificam a alma e nela despertam nova vida e entusiasmo. Setembro foi, uma vez mais, o mês da planificação das atividades de uma significativa parte da nossa Família Salesiana. A outra parte está a projetar fazê-la no mais rapidamente possível. Os nossos superiores puseram-nos à disposição orientações e meios para uma boa planificação, que fomente a unidade de ação de toda a Família Salesiana em torno do Carisma Salesiano. O Lema do Reitor Mor: “Fazei tudo por amor, nada por força”; o tema pastoral de toda a Província: “Levanta-te e testemunha”; os exemplos de vida de S. José, a doutrina e o testemunho de vida de S. Francisco de Sales e de S. João Bosco são material abundante para rezar, meditar e projetar a vida dos Centros na sua ação formativa e apostólica.
Necessitamos de redescobrir cada um dos nossos Centros, esses lugares de encontro, de oração, de partilha, de formação contínua e de planificação da pastoral num serviço aos irmãos dentro de uma Igreja de serviço a todos os seus filhos e com o amor de Jesus timbrado com a marca do carisma salesiano. Precisamos de redescobrir cada um dos nossos Centros, lugares verdadeiramente desejados, onde cada um possa ser amado pelo que é, considerado e apreciado, mesmo que as sua idade e limitações já não lhe permitam aquela vitalidade desejada para dar mais de si. Precisamos de redescobrir cada um dos nossos Centros, onde podemos construir, no amor mútuo, também um caminho de santidade pessoal a que cada um de nós está chamado.
Vamos recomeçar com alma! As sombras negras da pandemia vão-se extinguindo aos poucos. Necessitamos de esconjurar os nossos medos, alicerçados na confiança no amor de Deus, no carinho materno de Nossa Senhora, nossa Auxiliadora, na proteção orientadora de D. Bosco. Com base no que já temos de subsídios, comecemos a planificar a nossa vida apostólica e decidamo-nos a realizar as reuniões de forma presencial. Necessitamos também de sentir a presença física uns dos outros e, se o fizermos, certamente que teremos os cuidados necessários que a prudência e o bom senso nos indicarem. Somos pessoas de fé em Jesus e sabemos que Ele nos protege. Deu-nos a Sua Mãe que tem um manto de amor e carinho, debaixo do qual nos acolhe a todos.
Vamos recomeçar com alma! S. José, S. Francisco de Sales, S. João Bosco estão apostados em nos acompanhar.
P. Joaquim Taveira da Fonseca, sdb
Delegado Provincial para a Família Salesiana