Até ao próximo dia 8 de dezembro estamos a viver um ano especial dedicado a S. José, nos 150 anos da sua declaração como padroeiro universal da Igreja feita pelo Papa Pio IX a 8 de dezembro de 1870. Segundo o Papa Francisco, “depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.
Para a Família Salesiana, o Ano de São José é também um ano especial, pois São João Bosco foi o grande devoto e promotor de São José, pai adotivo de Jesus Cristo e esposo de Maria Santíssima.
Dom Bosco acreditava muito na intercessão de São José. Costumava dizer aos seus rapazes:
“Desejo que todos vocês se coloquem sob a sua proteção: se vocês rezarem de coração, ele vos obterá qualquer graça, seja espiritual, seja temporal, daquelas que possais mais necessitar.”
São João Bosco, com seu estilo educativo e sua práxis pastoral baseados na razão, na religião, e na amorevolezza, levava os adolescentes e jovens à reflexão, ao encontro com Cristo e com os irmãos, à educação na fé e á celebração dos sacramentos, ao empenho apostólico e profissional.
Quando Dom Bosco construiu a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, fez questão de dedicar um dos altares laterais em honra de São José, e encomendou ao famoso pintor Lorenzone um quadro especial em sua honra. Esse altar permanece intacto, do jeito que Dom Bosco o inaugurou.
São João Bosco e São José, mostram-nos que, apesar das nossas fragilidades, existe a possibilidade de praticar uma vida de amor intenso a Deus e de amor-doação ao próximo. Eles são evidência de que o Evangelho está ao nosso alcance, como opção possível e gratificante para todos!
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC