As Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs Salesianas, estamos a caminho do 24.º Capítulo Geral que, devido à Pandemia, passou da data projetada (setembro a novembro de 2020) para 11 de abril a 24 de maio de 2021.
Aproveitando o adiamento, estamos organizadas para começar a refletir de forma aprofundada no Tema escolhido para o CG XXIV: Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade.
Tendo como objetivo:
“Despertar a frescura original da fecundidade vocacional do Instituto”.
Um Capítulo é uma oportunidade da ação do Espírito de Deus para nos renovarmos, ancoradas no Carisma original de S. João Bosco e de Santa Maria Mazzarello e projetadas no presente e no futuro. Pedimos, portanto, a oração de toda a Família Salesiana e outros amigos para que tenhamos a graça de sermos dóceis à ação do Espírito Santo.
Na carta de apresentação da reflexão pré-capitular, recentemente dirigida pela nossa Provincial, a Ir. Rosa Cândida Gomes, às Comunidades dizia: “A realidade que vivemos é um convite à conversão, um chamamento a sair de uma vida cómoda para sermos mais solidárias com os pobres. A recente Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti” pode servir de iluminação. Cada comunidade, deixando-se guiar pela metodologia do discernimento comunitário proposto pelo Papa Francisco e adotada pelo CG XXIV, encontre a modalidade para reconhecer, interpretar e individualizar elementos significativos para ser ‘geradora de vida como comunidade vocacional, sinodal, missionária e profética.
O trabalho realizado na Província será partilhado nos encontros das Conferências Interprovinciais onde participarão as Provinciais, as delegadas e os jovens e adultos que tinham sido convocados a participar no CG XXIV.”
Assim, faremos a seguinte reflexão nas Comunidades, nos meses de novembro e dezembro:
1.º Capítulo: Comunidade Vocacional| um sim que se renova no tempo
2.º Capítulo: Comunidade Sinodal| estilo sinodal como em Mornese
3.º Capítulo: Comunidade Missionária e Profética| Mornese em saída
O tema capitular faz parte da preparação para o 150.º aniversário da fundação do Instituto (1872-2022), e é, simultaneamente um apelo a renovar a fidelidade a Jesus na audácia missionária, para que a nossa Família religiosa continue a ser, na Igreja e no mundo, sinal de amor e esperança para muitos jovens.
Agradecemos a oração de todos:
“Vinde, Espírito Santo! Renovai as Comunidades das FMA para que encontrem na presença de Maria, em Caná da Galileia, um sinal profético, fonte de inspiração, para redescobrirem a sua verdadeira identidade de FMA e a sua missão no mundo de hoje. E, assim, respondam ao pedido de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Ir. M.ª Fernanda Afonso
Delegada FMA para a Família Salesiana