A pandemia gerada pela Covid 19, tem mexido nos nossos relacionamentos e nos nossos sentimentos, de tal forma que nos tornou mais vulneráveis.
O Espírito Santo conduz-nos a viver a unidade nas nossas famílias e nas nossas comunidades, porque o Espírito de Cristo leva as pessoas a viver integralmente o Evangelho. Mas, viver a unidade, seja no seio da família ou nas comunidades, exige de cada um de nós perdão e reconciliação. Quero com isto dizer, que nós os fiéis somos convidados a seguir estas “instruções” e a usarmos a criatividade para manter acesa a chama da fé e permanecermos juntos.
Parafraseando o Papa Francisco, “a unidade na Igreja encontra-se na fé, na esperança e na caridade, nos Sacramentos que como «grandes pilastras» sustentam o único grande edifício da Igreja”. “Aonde quer que vamos, mesmo na menor paróquia, na esquina mais perdida desta terra, há a única Igreja; nós estamos em casa, somos uma família, estamos entre irmãos e irmãs. E este é um grande dom de Deus! A Igreja é uma só para todos”.
Podíamo-nos interrogar: eu como católico, salesiano cooperador, sinto esta unidade? Vivo esta unidade da Igreja? Ou não me interessa, porque estou fechado no meu pequeno grupo ou em mim mesmo. Por vezes há conflitos e divisões que ferem a Igreja, de forma que nem sempre tem a face desejada. Deus doa a unidade, mas nós devemos esforçar-nos para vivê-la.
Viver na unidade é uma graça! A Carta da Comunhão, no artº.30, refere a graça da unidade. “As expressões utilizadas na experiência salesiana para exprimir a fonte da caridade apostólica são: graça de unidade, interioridade apostólica, dimensão contemplativa da vida (…). Evangelizar educando e educar evangelizando é uma fórmula já difusa para exprimir a unidade interior dos membros da Família Salesiana, pois não se refere apenas à metodologia educativa, mas também à espiritualidade dos indivíduos e dos Grupos.”
Todos nós somos chamados a percorrer o caminho da santidade, e o caminho que nos leva à santidade e à unidade tem um nome e um rosto: JESUS CRISTO!
No contexto da pandemia que vivemos, peçamos ao Senhor que nos dê a graça da unidade entre nós. Que as dificuldades deste tempo nos façam descobrir a comunhão e, a unidade que é sempre superior a todas as divisões.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC