FS | Novo ano formativo e pastoral

> Palavras ao Ouvido > FS | Novo ano formativo e pastoral


E vamos recomeçar.
 O mês de Setembro é o convite a planificarmos a nossa acção formativa e pastoral como Família Salesiana, revitalizando a acção apostólica de cada Centro, esta pequena célula da família salesiana empenhada em viver o espírito de D. Bosco num apostolado encorajado pelo seu Carisma, O tempo de férias que nos foi concedido, e cuja necessidade o reclamava, não foram um parêntesis na acção apostólica de cada um. Agora, porém, vamos acelerar o ritmo, mudar a agulha dos objectivos, percorrer caminhos novos das necessidades mais urgentes como respostas aos jovens mais necessitados e às famílias que, cada vez mais. buscam a nossa ajuda, porque bem difíceis são os tempos que se atravessam! 

E vamos recomeçar, procurando reinventar as melhores formas de estar presentes neste tempo em que sentimos cada vez mais difícil essa presença junto daqueles que o carisma salesiano nos aponta. Guiados pelo amor, à maneira de D. Bosco, havemos de conseguir essas formas originais de presença.

E vamos recomeçar, não apoiados no sempre se fez assim, mas na criatividade que nasce em quem Escuta a voz do Espírito e se Levanta para seguir as Suas inspirações; em quem Escuta a palavra da Igreja e da Congregação Salesiana e se Levanta para agir em conformidade. Os tempos que vivemos são de urgências e pedem-nos uma resposta adequada. Através de um trabalho formativo, realizado em cada Centro, todos, mas todos, os elementos dos Centros, aprenderão a deixar Deus fazer Novas todas as coisas, a reinventar o amor e a iluminá-lo com o carisma salesiano. Através de nós!

E vamos recomeçar. Que cada Centro olhe para todos e cada um dos seus membros, mesmo  os mais idosos e com menos forças, e faça de todos uma força de amor capaz de tornar presente Jesus, Nossa Senhora Auxiliadora e D. Bosco no mundo dos jovens, das famílias, dos doentes, dos desanimados, dos que vivem na solidão, acendendo em todos a luz admirável da Esperança e da Alegria. 

E vamos recomeçar, para a construir um mundo novo! Com a força da fé e do amor!

P. Joaquim Taveira da Fonseca
DNFS