As Voluntárias de Dom Bosco celebraram no passado dia 20 de maio 103 anos do nosso Instituto.
Quando o beato Filipe Rinaldi tentou, pela primeira vez, organizar uma associação de pessoas que vivessem no mundo com um compromisso maior que os outros seculares, estávamos em plena guerra mundial.
No início só se comprometeram três pessoas, mas rapidamente o grupo cresce. A ideia do Beato desenvolve-se e consolida-se. Ele tem a intuição de que os tempos pedem novas formas de generosidade e de compromisso. Inicia um caminho diferente guiado pelo Espírito Santo que é quem suscita na Igreja vocações adequadas para cada tempo servindo-se de homens e mulheres dóceis à sua ação. Assim ao beato Filipe Rinaldi se deve o nascimento do Instituto das Voluntárias de D. Bosco há 103 anos.
Agradecemos ao Senhor este grande Dom para a Família Salesiana e para a Igreja.
R.M., vdb
——————-
Voluntárias de Dom Bosco
A Família Salesiana é, felizmente, uma família numerosa. Assemelha-se a uma árvore frondosa com muitos ramos, cujo tronco é o Carisma de S. João Bosco. A sua sombra cobre cerca de 134 países, onde o espírito do Fundador leva aos jovens e suas famílias a mensagem do Amor de Deus e do auxílio materno de Nossa Senhora Auxiliadora.
Um dos ramos desta grande árvore salesiana é o Instituto das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), fundado em 20 de Maio de 1917, exactamente o ano das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima. O P. Filipe Rinaldi, terceiro sucessor de S. João Bosco no governo da Congregação Salesiana, foi o fundador deste Instituto que hoje já conta com mais de 1.200 membros espalhados pelos cinco Continentes.
Quem são as Voluntárias de Dom Bosco? São senhoras maiores de 40 anos que vivem no mundo do trabalho como consagradas a Deus com os votos de pobreza, castidade e obediência. Servem os seus irmãos com o Carisma Salesiano do amor aos jovens e suas famílias. Não têm vida de comunidade, mas vivem espalhadas pela Sociedade, nos mais diferentes serviços sociais: médicas, enfermeiras, professoras, empregadas de escritório, auxiliares de pessoas idosas, e todos os demais serviços sociais onde possam viver e desenvolver a santidade como ideal de vida. Procuram ganhar o seu sustento com a dignidade do seu trabalho, que exercem com um espírito de fé viva e de confiança no Senhor Jesus Cristo a quem se consagram.
Vivem sempre orientadas pelo carisma de S. João Bosco de entrega aos mais necessitados. O seu alimento espiritual, a sua força de viver em entrega a Deus é buscada na Eucaristia da sua Paróquia e num entranhável amor a Nossa Senhora Auxiliadora. Mensalmente, têm a sua formação e retiro em conjunto, onde procuram, na força da unidade, a certeza dos passos que sempre querem dar no amor a Deus e aos irmãos.
As Voluntárias de Dom Bosco celebram hoje (20.5.2020) 103 anos de existência. Aqui fica um pequeno resumo do que são e do que fazem como homenagem de reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolvem na Igreja de Jesus e por serem a prova inequívoca do imenso amor que existe, desconhecido, mas eficaz, neste mundo, onde nos parece que o mal é soberano. Parabéns, Voluntárias de Dom Bosco, por terdes acolhido um chamamento que vos leva a comunicar, na humildade e na entrega generosa, a infinita misericórdia de Deus.
P. Joaquim Taveira
Delegado Nacional FS