No ritmo cadenciado dos dias, o Inverno vai-se aproximando da Primavera para lhe oferecer a beleza que fabricou no interior do seu seio húmido e frio e que esta orgulhosamente vai exibir em mil cores e em inúmeros rebentos de vida. Já se respira um perfume novo, cada vez mais intenso, à medida que os dias vão passando. Cada um de nós acompanha esta evolução da vida e deixa também aparecer a beleza do que foi germinando no interior do coração também ele, tantas vezes húmido e frio pelo sofrimento e pela tristeza. Os primeiros raios da primavera da alma já começam a aparecer e o encetar da caminhada da Quaresma, este tempo sagrado vai-nos conduzir às culminâncias da Vida e da Luz.
À Família Salesiana é proporcionado um tempo de Retiro, neste tempo quaresmal, que a vai ajudar à renovação do coração e à consciencialização de que o essencial é a santidade da vida no encontro com Jesus. Convém, portanto que nos preparemos para ele e que nos disponhamos a fazê-lo com generosidade e alegria. Só se ama verdadeiramente o que se conhece. O nosso amor a Jesus, o verdadeiro Centro da vida, da nossa vida pessoal e comunitária, deve levar-nos a conhecê-Lo sempre mais e mais. A nossa felicidade pessoal, a entrega e doação pastoral dos nossos Centros, onde aprendemos a conhecer o carisma salesiano, só serão autênticos se tivermos Jesus no coração. Um dos maiores teólogos do nosso tempo, o alemão Karl Rhaner, diz-nos estas palavras: “Hoje, os cristãos ou são autênticos amigos de Jesus ou, então, não são nada”.
À maneira de D. Bosco, nosso santo Pai e mestre, a Família Salesiana está a ser chamada a ser uma família de apóstolos e de santos. Necessita de redescobrir-se como tal, utilizando todos os meios que a possam ajudar. A vivência empenhada da Quaresma, cujo percurso nos conduz à Páscoa de Jesus e nossa Páscoa, quer lembrar-nos os nossos compromissos cristãos de santos e apóstolos. O Retiro pretende ser uma pequena ajuda, por isso se justifica o convite que fazemos para nele participar, Todos a caminho da Páscoa de coração renovado no amor a Jesus!
P. Joaquim Taveira da Fonseca | DNFS