Santifiquemos a família com o amor e a oração | FS

> Palavras ao Ouvido > Santifiquemos a família com o amor e a oração | FS

Diz a sabedoria popular que “pela árvore se conhecem os frutos”, não só na sua especificidade, como também na sua qualidade. Uma árvore boa dá bons frutos; uma árvore má só poderá dar maus frutos. É, partindo dessa premissa, que poderemos dizer também, por analogia, que uma família boa, rica de valores humanos e cristãos, garantirá um ambiente capaz de dar frutos de santidade.

Neste Sínodo dos Bispos que se debruça sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, a família tem um lugar importante, porque faz parte da solução do problema. É mesmo a chave do problema, quando se fala de fé, de vida espiritual, de vocação à doação e à entrega ao serviço do Reino. Se é verdade que, no passado, se fizeram planos pastorais para os jovens, tendo em muito pouca conta o papel primordial da família, hoje isso já não é mais possível. A família é a principal educadora da fé e do amor, complementada, nessa sua tarefa, pela acção evangelizadora da Igreja. Não é possível beber água pura se a fonte donde jorra estiver inquinada. Por isso, há que investir, com audácia, na purificação da fonte para que a água possa jorrar pura e cristalina.

Ajudemos a santificar as famílias, a começar pela nossa, e provaremos a beleza de uma educação mais sólida e de uma vida de fé mais sincera e profunda. É verdade que as forças desagregadoras da família, no mundo em que vivemos, parecem  mais poderosas e eficazes. Mas nós temos a força de Deus no amor e na oração e, por isso, havemos de vencer. Sabemos que a luta será titânica, mas o Amor será sempre o vencedor!

A recente 32ª Peregrinação da Família Salesiana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, tinha como tema: Família Santificada! O desafio que o tema nos faz só pode ser aceite se investirmos mais no amor e na oração! Um amor que esteja de acordo com o pedido de Jesus ao Pai: «Que todos sejam um pelo amor mútuo, como testemunho cristão fidedigno para que o mundo creia». Um amor que respeita, que liberta, que acolhe, que perdoa, porque é misericordioso. Um amor que faz da família um fogo que aquece e ilumina. Um amor que leva a família a procurar espaço no seu dia a dia para rezar em conjunto, chamando Jesus a presidir a esse encontro familiar. Façamos da família um santuário  de amor e oração à dimensão da família de Nazaré, ela mesma santuário único de vida santa, onde Deus incarna em Jesus que ali vive e cresce com os cuidados de Maria e José. É este o nosso desafio como filhos da Igreja e membros da Família Salesiana. Aceitemo-lo. Não tenhamos medo!

Joaquim Taveira | DNFS