Eleito em maio de 2015, o Conselho Nacional dos Salesianos Cooperadores, cumpre no final deste ano pastoral o seu primeiro mandato. Caminhando com os grupos passo a passo, procuramos ir ao encontro da renovação pastoral que nos é proposta quer pelo Papa Francisco, quer pelo nosso Reitor-mor. Os tempos de mudança que hoje somos convidados a viver conduzem-nos a ser hoje mais autênticos na nossa vocação, a viver uma pastoral que fale de Deus, que seja claramente evangelizadora. Hoje a nossa realidade é diferente. Já não somos cooperadores salesianos, mas salesianos cooperadores. Temos uma identidade de pertença que nos define, a missão de levar a mensagem de D. Bosco aos jovens e a tarefa de evangelizar proporcionando caminhos pedagógicos que ajudem os nossos jovens e as famílias a viver experiências significativas de encontro com Jesus Cristo.
Hoje, somos chamados a ser presença, a criar relação, a inspirar confiança, a criar afeto, a saber exigir e a ousar propor.
Nestes tês anos procuramos ser o ponto de viragem para que nos tornemos cada vez mais o rosto visível de Dom Bosco no mundo. Agradeço a Deus pelo crescimento dos grupos, e pelo bem que, em nome de Dom Bosco, se vai realizando em favor dos jovens, entre eles os mais necessitados, e das pessoas simples. Tenho testemunhado a diversidade de projetos apaixonantes, nos quais muitas vezes, com poucos pães e poucos peixes, Deus multiplica a nossa ação e torna maravilhoso tudo quanto conseguimos realizar.
É tempo de olharmos o futuro com esperança!
Temos consciência de que há muito caminho a percorrer. Por lapsos diversos, muito desconhecimento, irregularidades cometidas inadvertidamente nos grupos, verifica-se uma vontade imensa de melhorar. Aproveitemos o melhor das pessoas e elas darão respostas inesperadas, mas cheias de conteúdo e de vida.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC