Quaresma – Tempo de Tansformação, Renovação e Conversão | ADMA

> Palavras ao Ouvido > Quaresma – Tempo de Tansformação, Renovação e Conversão | ADMA

Estamos na Quaresma. Um período litúrgico de extrema importância para nós cristãos.

A Quaresma é um tempo de transformação de renovação interior, um tempo de conversão em que nos reencontramos de forma profunda com o Senhor.

Este ano, os Retiros Quaresmais da Familia Salesiana dedicam-se ao tema “Converter o Coração no Encontro com Jesus!”

O convite que nos é feito é que caminhemos ao encontro de Jesus de coração aberto, transformado e arrependido.

Mas caminhar para o Encontro com Jesus não é  o suficiente. Como nos diz Pe. Ángel Fernández Artime “ (…) mais importante é que este seguimento implica uma amizade pessoal com o Mestre, uma amizade que se compreende e se vive com entrega, fidelidade e confiança. Onde não há amizade pessoal , não pode haver seguimento (…)”

O desafio que nos é imposto  nesta Quaresma é encontrarmo-nos verdadeiramente com Jesus e ficar com ele , pois é no verdadeiro encontro com Jesus que compreendemos a alegria de poder chamar a  Deus nosso Pai.

Como Familia Cristã, não podemos também deixar de reflectir sobre a mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma. O Santo Padre, também nos fala sobre O Coração. Um coração não convertido é um coração frio , gelado , é um coração onde o amor se resfria , correndo o risco do amor  se  apagar  em nós.

Como combater então esta falta de amor nos nossos corações ?

O Papa Francisco propõe práticas ligadas à oração ao  jejum e à esmola:

A oração, possibilita  procurar a consolação em Deus que é Pai,o jejum é uma importante ocasião de crescimento  que torna a pessoa mais atenta a Deus e ao próximo. A esmola, liberta-nos da ganância e ajuda a descobrir que o outro é irmão.

Termino desejando a todos uma Santa Quaresma intensamente vivida na procura do reencontro com Jesus. Que deixemos os caminhos da nossa indeferença, o nosso egoismo e procuremos aquecer os nossos corações com boas praticas cristãs, sendo mais generosos, mais atentos aos mais necssitados olhando o próximo com amor e carinho.

Afirmemos a nossa fé!
Com a minha oração me despeço de todos vós,

Adelaide Martins | Presidente do Conselho Provincial da ADMA