Maria prepara corações puros e acolhedores para o Natal de Jesus | ADMA

> Palavras ao Ouvido > Maria prepara corações puros e acolhedores para o Natal de Jesus | ADMA

Nossa Senhora prepara-nos para viver o mistério do Natal com a Igreja. O Natal é um grande acontecimento de graças, que se concretizou no passado, repete-se na história e vive de novo nos nossos corações, porque Jesus é a nossa alegria, a nossa salvação, o objectivo primeiro da nossa vida, Aquele que nos perdoa: Jesus é o nosso amor! Muitos vivem o Natal com uma alegria despreocupada, uma vã alegria.

Nós queremos vivê-lo com a alegria verdadeira que nos faz sentir a presença de Deus e do seu Amor.

O Natal é a Festa da Família que se encontra em oração diante do Presépio, ensina às crianças o Evangelho do Natal através desta belíssima tradição, e se renova no amor. É bom rezar diante do Presépio como preparação para um evento central do cristianismo: a encarnação de Deus que vem a nós como um menino.

É a festa da família porque o ícone do Natal é a Sagrada Família: Maria, José, e no centro, Jesus. Rezamos diante do Presépio e cultivamos também o clima do Natal, que é acontecimento de paz, serenidade, sinceridade, acolhimento recíproco, sorriso, perdão. Construamos o clima da Sagrada Família no interior de nossas famílias!

A Virgem Maria coloca o Menino Jesus, não no presépio, mas nos nossos corações, verdadeiros berços para o pequeno Jesus. Celebra-se o Natal, em primeiro lugar, no coração, que deve estar purificado do pecado pelo Sacramento da Reconciliação, assumindo-se morada de Deus. Maria conduz os nossos corações acolhedores para Deus e o seu Amor; e para o próximo, doando o Amor de Deus que recebemos e deixando-se manifestar a luz da graça que habita em nós.

Muitíssimas pessoas, mesmo batizadas, não celebram o Natal, porque estão longe do Amor de Deus. Maria prepara os nossos corações para que estejam puros e acolhedores, para podermos comunicar alegria e amor às pessoas que encontramos a cada dia, a começar por aqueles que vivem nas nossas famílias.

Tornamo-nos assim, as mãos estendidas de Maria, as suas mãos de amor, abertas para o próximo, para todos aqueles que estão perdidos nos pântanos do mal, entre as falsas luzes e enganos, para aqueles que não crêem mais em Deus, em Cristo e na salvação, para os que perderam a fé, a esperança e o amor.

Desta forma, com Maria, vivemos com um espírito novo, aquele espírito que faz com que não sejamos mais nós a viver, mas Cristo que vive em nós. Como Maria e com Ela, aderimos totalmente à vontade de Deus, fazendo, desta maneira, de toda a vida, uma boa obra.

Seremos “transparentes” e nos tornaremos o “sinal” desta presença de Deus entre os homens e o elogio que recebermos pelo que fizermos não será para nós, mas para Cristo que vive em nós e, Deus, através de nós, estará presente no mundo.

É assim, que a via de Maria se revela eficaz para se chegar a Cristo e sobretudo bela e jubilosa, plena de terna maternidade e de apoio carinhoso para quem quer que se entregue a Ela. Santo Natal!

Pe. Pier Luigi Cameroni,
Animador Espiritual ADMA Primária

——————————

Pedro Miguel Ricardo
Presidente Nacional ADMA