Em todos os seus apelos, Maria recorda-nos e estimula-nos a fazer da oração, a chave secreta do encontro com Deus. Sermos homens e mulheres de oração, não se trata apenas de dizer muitas orações, mas estar em comunhão com Deus, em comunhão vital com Ele, respirar a sua presença, caminhar na sua vontade. Antes de qualquer coisa, a oração é um modo de ser.
A oração é cultivada e desejada, é procurada “Oh Deus, Vós sois o meu Deus, vos procuro desde a aurora, minha alma tem sede de Vós”. É preciso ter momentos específicos de oração: de manhã, à tarde, o Santo Terço em família, a Santa Missa ao menos aos domingos, porque depois será mais fácil que a oração pessoal nasça espontaneamente no decorrer do dia. A princípio requer-nos um esforço por não estarmos habituados, mas depois, quando se torna o encontro com Deus, quando começamos a ter a experiência de Deus, tudo se torna mais fácil: então, a oração torna-se alegria. Quando chegamos a este encontro com Deus, tornamo-nos homens e mulheres de amor e de paz, testemunhas apaixonadas que falam de Deus às pessoas … Se nós O encontrarmos com a nossa vida, o nosso testemunho, o nosso exemplo, poderemos ajudar os outros a encontrarem Deus.
Através da oração encontramos Deus e seguindo Maria, podemos não apenas acabar com a guerra no mundo, mas também com as guerras nos nossos corações, nas famílias, contra tantas ideologias. Hoje, o materialismo, o consumismo, o relativismo, são muitos os ataques com os quais Satanás quer destruir a vida, a família, a convivência entre os povos … quer destruir Deus, tirar Deus da sociedade, dos corações, dos jovens, das famílias, das escolas, das paróquias, de todos os lugares. Nossa Senhora é realmente uma mestra da oração, e uma guia expert em santidade. Maria está connosco, guia-nos e exorta-nos: não desistam da oração!
Também, graças à caminhada na oração, cresce o sentido de pertença à Associação de Maria Auxiliadora, que se traduz em testemunhar tal pertença, em tornar-se disponível a servir na Associação, com espírito de gratidão e de generosidade. Nota-se a maturidade dos associados e dos grupos na capacidade de viver com um testemunho forte, a própria fé e o amor à Auxiliadora. Cumpre-se a renovação da Associação, com o crescimento e o acompanhamento dos grupos das famílias e dos jovens comprometidos. Maria abençoa a sua Associação, guia-a e a acompanha de modo surpreendente e com grande dinamismo espiritual. A participação dos SDB e das FMA nos caminhos espirituais e de formação da ADMA é sinal de comunhão pertencente à Família Salesiana e concretização do crescer unidos na complementaridade das vocações. Pedimos que acompanhem com uma recordação especial na oração, o processo para a eleição e discernimento do novo Conselho da ADMA Primária, que acontecerá em Turim no dia 15 de outubro próximo, durante o Dia Mariano.
Sr. Lucca Tullio, Presidente
& Pe. Pierluigi Cameroni SDB, Animador Espiritual