Caros amigos salesianos cooperadores,
Estamos a iniciar um novo ano que nos leva a olhar um futuro, onde queremos alimentar sonhos. Queremos sonhar grande, dando assim sentido a esse futuro. O sonho traduz os nossos anseios e impulsionam-nos a realizar o que D. Bosco nos pede hoje em favor dos jovens, porção escolhida da Igreja de Jesus, nosso campo de acção que ele nos confiou. O próprio D. Bosco sentiu que o caminho é complicado de correr, mas é, ao mesmo tempo desafiante, pois os jovens precisam de nós.
Sempre atento às preocupações de hoje, o Papa Francisco, dirigindo-se aos jovens de todo o mundo anunciou, no passado mês de janeiro, que se iria realizar em outubro de 2018 o Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e fê-lo de uma maneira muito carinhosa, dizendo: “Eu queria que vocês ocupassem o centro e a atenção porque vos tenho no coração…”in carta de apresentação do documento de preparação para o Sínodo. Este é, de facto, também um tema muito salesiano!
A Família Salesiana em geral e a Associação dos SSCC, em particular vão estar também comprometidos a percorrer este caminho sinodal, no qual a Igreja é desafiada a crescer numa atitude de escuta. Através do percurso deste Sínodo, a Igreja quer reiterar o seu desejo de encontrar, acompanhar e cuidar de cada jovem, sem exceção. Este Sínodo é dos jovens. Eles sãos os protagonistas e estão “no coração” e “no centro da atenção da Igreja”. Este é o sentido e a espiritualidade de um “sínodo”: trilhar juntos o caminho.
Cabe-nos agora a pergunta: E nós Salesianos Cooperadores, como vamos percorrer este caminho? O que estamos a fazer já nos nossos centros locais com e para os jovens? Que propostas temos para lhes oferecer? Será que nós, como FS, somos uma referência para os nossos jovens? Como aceitamos a entrada de um jovem no nosso grupo local? Seria interessante refletirmos estas questões no nosso grupo. De que maneira os podemos envolver na vida do grupo? A escuta e a partilha fazem-se necessárias, sobretudo nos nossos grupos locais.
Para um conhecimento mais profundo sobre este caminho que todos somos convidados a fazer proponho desde já, e com simplicidade, a leitura do documento preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. É um contributo que julgo muito útil para a nossa formação como SSCC. Aceitai-no com a simplicidade com que vo-lo ofereço.
Que neste já começado ano pastoral, agarremos, com muita coragem e muita esperança, os desafios que nos são propostos nesta caminhada sinodal.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC