Onde está a sua CICFS?
Será que conhece este Documento? Tem só uma ideia ou já o leu de facto?
Eu li esta carta toda uma vez mas só aprofundei melhor alguns artigos. Vale a pena voltar a ela para irmos confrontando a identidade e vivência dos nossos grupos da Família Salesiana.
CICFS = Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana.
1 – Quando surgiu a CICFS e em que contexto? É fácil descobrir!
2 – O que é a Família Salesiana? Qual seria a sua definição? Ouse escreve-la já.
3 – Como é constituída a Família Salesiana? São 30 grupos? Não, já cresceu!
4 – Como está organizada a Família Salesiana? Sim, qual a relação entre os grupos?
5 – Todos os seguidores e admiradores de S. João Bosco pertencem a Família Salesiana? Já vemos!
6 – A Família salesiana já está fechada? Como se pode entrar nela?
7 – É mesmo necessário para a salvação pertencer à Família salesiana e ser fiel a esta pertença?
Se estiverem a ler estas perguntas num pequeno ou grande grupo experimentem partilhar as vossas respostas antes de avançar na leitura deste artigo.
Vou indicar-te onde podes encontrar as respostas que a própria CICFS dá a estas interrogações
1 – Cfr CICFS, pag 5-6 O Reitor Mor, D. Pascoal Chaves dá-lhe a resposta nas primeiras duas páginas da Apresentação: “ Estamos nos inícios do triénio de …………. D. Egídio Viganó deu-nos CCFS que …… O P. Juan Vecchi ofereceu-nos a CMFS que nos …… Agora a CICFS recolhe a reflexão e a experiencia amadurecidas…
2 – Cfr CICFS, Art 6,3 – “A Família Salesiana é um conjunto de batizados e consagrados que, com a originalidade do dom que Deus lhes concedeu, se põem ao serviço da missão da Igreja, especialmente no vasto mundo da juventude, dos ambientes populares, dos pobres e das populações ainda não evangelizadas.
3 – Cfr CICFS, Art 43,3 – Neste aspeto a CICFS já não está atualizada, há que consultar aqui:
A Família Salesiana de S. João Bosco é constituída atualmente por 31 grupos oficialmente reconhecidos com um total de cerca de 394.777 membros. São 18 Institutos Religiosos, 3 Institutos Seculares e 10 Associações Laicais.
4 – Cfr CICFS 3, 4 – Estão organizados por títulos de pertença. “Os quatro primeiros grupos que foram fundados por Dom Bosco e são os herdeiros diretos da sua obra: Salesianos de Dom Bosco (SDB); Filhas de Maria Auxiliadora (FMA); Associação dos Salesianos Cooperadores (ASC); Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), constituem o primeiro título de pertença à Família Salesiana.
A estes devem reportar-se e com eles confrontar-se todos os outros grupos no que diz respeito ao espírito, ao campo da missão, à metodologia de ação pedagógica e apostólica”
“Um segundo título de pertença é o dos numerosos Grupos de vida consagrada, quer religiosos, quer seculares, bem como algumas Associações católicas, surgidas pela força criativa de alguns filhos de Dom Bosco”
E o terceiro título para quem vai?
5 – CICFS 3,5 – Existe o terceiro nível de pertença à Família salesiana constituído “por títulos particulares de pertença que se reportam ao círculo de pessoas que fazem parte do vasto Movimento Salesiano e encontram na Família Salesiana o seu núcleo animador. É formado pelos Amigos de Dom Bosco, pelo Movimento Juvenil Salesiano e, mais em geral, pelo Voluntariado social salesiano e uma ampla presença de educadores e educadoras, catequistas, adultos, profissionais, políticos, simpatizantes, colaboradores e colaboradoras, mesmo pertencentes a diferentes religiões e culturas, que se encontram nos cinco continentes.”
6 – Cfr Art 3 da CICFS – “O carisma de Dom Bosco continua a inspirar pessoas de boa vontade. Existem muitos outros grupos que desejam ser membros da Família Salesiana.” Como é que um novo grupo entra a fazer parte da Família Salesiana? “O título jurídico de pertença é conferido pela carta de reconhecimento oficial que o Reitor-Mor envia como resposta ao pedido apresentado por cada um dos Grupos.”
7 – Cfr CICFS Art 5 – Somos uma Família Carismática, isto é, somos um dom do Espírito à Igreja em vista de uma missão. Se formos infiéis a este dom não corresponderemos à vontade de Deus e estaremos a empobrecer a própria Igreja. Sendo assim, a Comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo é o coração da nossa mística salesiana.
Intensifiquemos neste mês de Outubro, que nos aponta rasgados horizontes missionários, esta Comunhão com a Santíssima Trindade, pois só assim somos capacitados para levar a Boa Nova a todas as gentes.
Ir. Mª Fernanda R. Afonso
Delegada nacional da FS