Estamos na Quaresma e já bem perto da grande festa da Páscoa. Das recordações que guardo da infância e que mais alegria dão ao meu espírito é a da vivência da preparação para a Páscoa. Como limpávamos os caminhos junto da nossa casa! Arrancávamos ervas, arredavam-se pedras, varria-se velhas escadas com pouco uso. Só as flores brancas, as boninas, eram respeitadas porque embelezavam. O Senhor Ressuscitado iria passar por ali na visita pascal do Compasso. Com a Primavera a ajudar, parecia que tudo cheirava a novo, a recém-nascido, original nos perfumes que as árvores de flores em botão exalavam em profusão. Era o tempo novo que os corações dos mais crescidos também procuravam na confissão anual – a desobriga – religiosamente observada. E quando o nosso pároco convidava um pregador de créditos firmados para uma semana de pregações nocturnas, não havia cansaços ou fadigas que chamassem o sono ou retivessem em casa quem quer que fosse.
Hoje, à distância considerável desses maravilhosos tempos pascais, faz-me bem rebuscá-los na memória para tentar actualizá-los nos tempos em que vivo. A Páscoa sempre teve em tantos e tantos de nós o fascínio poético duma Vida real que se celebra: Cristo Ressuscitado que tudo renova e a tudo dá plenitude! Os tempos não conseguem apagar esta Poesia admirável de Esperança, porque Deus em Seu Filho, teima em fazer sempre novas todas as coisas. Ontem como hoje, o cristão consciente da grandeza da sua vocação baptismal, procura viver a Páscoa na certeza de que o Senhor Ressuscitado vive na sua história e na história do mundo. E para que esta certeza se renove constantemente no seu coração, procura limpar os caminhos por onde há-de vir o Ressuscitado dar-lhe Vida e plenitude.
Os retiros são essa oportunidade procurada de preparação. E há muitos cristãos que anelam essa oportunidade, mas a vida de trabalho ou mesmo o desconhecimento da possibilidade de o fazer integrado em algum grupo, levam à desistência. A Família Salesiana tem essa oportunidade. Na simplicidade de quem busca a alegria da sua Páscoa, procura aproveitar este dom oferecido que nos convida a recentrarmo-nos em Jesus Cristo ressuscitado. N’Ele nos iremos também encontrar a nós mesmos e a dar um sentido novo à nossa vida cristã informada com o carisma salesiano.
A Páscoa é o acontecimento central da nossa fé! A Páscoa é a certeza de um mundo novo na verdade, na justiça e no amor! A Páscoa é o mais belo gesto de Deus em favor do homem!