Maria, modelo de fé e de caridade apostólica dinâmica | FMA

> Palavras ao Ouvido > Maria, modelo de fé e de caridade apostólica dinâmica | FMA

Estamos ainda em Abril, mês da experiência pascal que se vai prolongar por todo o mês de Maio, mês este que nos apresenta uma luz especial – Maria. 

Todos os grupos da grande Família salesiana olham para Maria com um afeto particular. Ela é a Mãe que percorreu à nossa frente o seu caminho de fé, como nos disse S. João Paulo II na Carta Encíclica Redemptoris Mater, a 25 de março de 1987: “Confortada pela presença de Cristo, a Igreja caminha no tempo, no sentido da consumação dos séculos e procede para o encontro com o Senhor que vem. Mas nesta caminhada ― desejo realçá-lo desde já ― a Igreja procede seguindo as pegadas do itinerário percorrido pela Virgem Maria, a qual «avançou na peregrinação da fé, mantendo fielmente a união com o seu Filho até à Cruz». (R.M, 2 e Lg, 58).

Quem é Igreja? Tu e eu, somos Igreja. Teremos olhado suficientemente para Maria, a fim de avançarmos, no dia a dia, seguindo as pegadas de Maria? Como viveu Maria o amor fraterno, a paz e a alegria? Qual a relação de Maria com a Eucaristia, o Pão vivo gerado nas suas entranhas? Como seria o seu relacionamento pessoal com a Santíssima Trindade?

E eu? E vós? Como vivemos estas realidades? Como as anunciamos? Não estaremos, muitas vezes mais preocupados com a forma de levar outros que abandonaram a Igreja a voltar a ela, a voltar à Eucaristia, a voltar a saborear a oração do Terço do que com a forma como nós mesmos somos para cada uma dessas pessoas sinal do grande amor de Deus por elas?

Como membros da Família salesiana, temos como grande opção de vida “colocar no centro das nossas preocupações a pessoa do outro, segundo o humanismo salesiano” (Cfr. CICFS, nº 18). Isto mesmo realizou Maria, nas suas aparições em Fátima, pois «nada do que habita os nossos corações lhe é estranho». As suas aparições foram mais um sinal de quanto Deus nos ama, e por isso, nos chama à vivência da comunhão com Ele e uns com os outros. (Cfr Ato de Consagração a Nossa Senhora de Fátima, pelo Papa francisco a 13 de outubro de 2013)

Bom mês de Maria!

Ir. Mª Fernanda Afonso
Delegada Nacional da Família Salesiana