Os inícios…
Entramos no Ano Jubilar – 2017. No dia 20 de Maio estaremos unidos para agradecer a Deus pelo dom de nosso Instituto: foi Ele quem suscitou esta vocação no coração do mundo; é o Espírito Santo que guia a história e faz florescer algo de extraordinário também na simplicidade e no escondido.
Naquele dia lembraremos com especial intensidade os nossos inícios e, em primeiro lugar, nossas Primeiras Irmãs que expressaram o próprio desejo de consagrar-se totalmente a Deus como as Filhas de Maria Auxiliadora, mas ficando no mundo. Com certeza elas tinham esse pensamento já há algum tempo no coração e até já o tinham manifestado a algumas pessoas mais próximas.
Naquele dia 20 de maio de 1917 a decisão delas era oficializada no encontro, em Valdocco, com Pe. Filipe Rinaldi, que as acompanhava espiritualmente e que com visão profética as orientava para uma vida secular consagrada salesiana, e com a presença de Irmã Felicina Fauda, Inspetora das FMA, a primeira formadora do Grupito.
Nosso agradecimento vai então àquelas Primeiras três Irmãs, que tiveram a coragem de lançar-se numa aventura espiritual, então totalmente nova, que responderam generosamente ao chamamento e com a própria fidelidade viva e operosa mantiveram acesa a lâmpada da vocação, mesmo nos momentos de grande dificuldade.
O 20 de maio de 2017 completa 100 anos desde que começou na Igreja aquela experiência particular de caridade segundo o espírito de São João Bosco, que amadureceria sob a ação do Espírito Santo e a materna assistência da Virgem Auxiliadora, até tornar-se o Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco.
S. J.