ADMA das Famílias | ADMA

> Palavras ao Ouvido > ADMA das Famílias | ADMA

DA CASA DE MARIA ÀS NOSSAS CASAS
(por Padre Pierluigi Cameroni, animador espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora | ADMA)

Muitos são os desafios que as famílias enfrentam diariamente. E também nós queremos dar uma pequena contribuição propondo uma experiência entre as muitas que o Espírito Santo inspira à Igreja: a das famílias da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).

Somos gratos a Jesus e Maria pelo maravilhoso dom que proporcionam às nossas famílias: uma experiência concreta e diária que não se trata nem de uma teoria nem de uma ideologia.

UM CAMINHO PARA FAMÍLIA

Um caminho de formação cristã para “família”, com uma atenção particular às famílias jovens. Esta é a experiência nascida no seio da Família Salesiana, nos passos de Dom Bosco. É uma proposta para se viver em plenitude o chamamento para serem esposos e pais, irmãos e irmãs, encontrando no quotidiano os tempos para a oração, o diálogo, o perdão e a caridade.

Queremos imitar o estilo familiar de amorevolezza do carisma salesiano, o estilo do oratório. Procurar, sob o olhar de Jesus e Maria, viver cada momento, mesmo os mais difíceis, sem perder a esperança e na caridade uns para com os outros.

E o testemunho mais bonito está em ver como verdadeiramente a Eucaristia e Maria Auxiliadora se tornam pilares da nossa vida, pontos de referência nas dificuldades de cada dia. E o sonho de Dom Bosco torna-se o coração do caminho da ADMA das famílias.

FAMÍLIA DE FAMÍLIAS

No dia de hoje nenhuma família pode ficar sozinha.

A cultura por demais hedonista e confusa, a solidão que caracteriza frequentemente os estilos de vida, faz com que seja necessário que as pessoas criem ambientes onde possam aprofundar e cultivar juntas, os valores cristãos.

Caminhamos para sermos Família de Famílias onde as alegrias são partilhadas e as dificuldades são vividas em conjunto. Onde uns rezam pelos outros e a ajuda e a solidariedade querem ser gestos concretos.

A FORMAÇÃO

Religião, razão e amorevolezza, as bases do Sistema Preventivo de Dom Bosco, unidas à experiência da vida quotidiana, são as fontes inspiradoras dos temores que enfrentamos.

Religião: o Espírito que sopra da casa de Maria, faz das casas um cenáculo, onde a oração é a verdadeira cola que solidifica e restabelece as relações familiares. Um autêntico caminho cristão não pode jamais dar por cumprido o relacionamento profundo e vital com o Senhor da vida.

É importante aprender a rezar, separar espaços de oração nos nossos ritmos frenéticos de vida e aproximar-se com frequência dos Sacramentos da Eucaristia e da Confissão.

E da mesma maneira é importante conhecer e tornar conhecida aos nossos filhos, a experiência dos Santos que com o exemplo deles nos ajudam a conduzir a nossa vida em direção ao Bem.

Razão: o Espírito de Deus que sopra da casa de Maria doa a força para se cultivar as dimensões do ser esposos e pais para viver com convicção e profundidade o ser família. Procuramos oferecer ideias para se aprender a viver como casal através de um diálogo sincero baseado no acolhimento, na obediência recíproca, no perdão, na misericórdia, no sacrifício pelo outro. Enfatizamos a importância de partilhar o nosso sermos pais com a difícil missão educativa à qual somos chamados. Aprendemos a compreender como o homem e a mulher se inserem no grande plano de amor de Deus Trino, Amor que nos ajuda a viver a nossa vocação com mais consciência, para testemunharmos, em primeiro lugar, com a vida, o nosso sermos esposos cristãos.

Amorevolezza: O Espírito que sopra da casa de Maria suscita um amor conjugal vivido como dom, na reciprocidade e complementaridade de homem e mulher, fundamentado na graça e na fidelidade de Deus. Providenciamos um estilo de vida acolhedor e com atenção ao outro. O objetivo não é somente amar, mas fazer com que o outro se sinta amado. Para nós o primado da Caridade toma a forma do se querer bem no espírito familiar do oratório. Este espírito é feito de amorevolezza, acolhida, simplicidade e alegria.

Um estilo familiar de “acompanhamento” típico da pedagogia salesiana: cada família encontra as outras com as quais percorre junto o caminho da vida. Um acompanhamento que conduz gradualmente a atrelar a vida dos Esposos e dos filhos às duas colunas: Jesus Eucarístico e Maria Auxiliadora.

Toda família, em qualquer momento de sua vida, é bem acolhida.

Propomos, sem nunca impor, um caminho baseado na caridade.

E as atitudes querem ser testemunhas disso.

O PROGRAMA

A proposta é para toda a família, tanto para os pais como para os filhos, e consiste de encontros periódicos, para seguir com liberdade e abordagem gradual, respeitando o ritmo de cada família:

A Comemoração de Maria Auxiliadora no dia 24 de cada mês: encontro para rezar o terço juntos.

À noite várias famílias reúnem-se, rezam o Terço, partilham experiências de vida e jantam juntas. Esses momentos servem também para os filhos porque favorecem o conhecimento entre eles e propiciam o surgir de verdadeiras e belas amizades.

PASTORAL FAMILIAR E PASTORAL JUVENIL

O caminho da ADMA das famílias ADMA não é apenas um projeto para os pais, porque envolve toda a família. É o fio que tece em um bordado, o caminho dos pais com o dos filhos. E com o passar do tempo, nesta história, os nossos filhos constituirão um grupo da ADMA dos jovens, envolvendo outros amigos que, por sua vez, com o seu entusiasmo, trarão o seus próprios pais para a ADMA.

A presença de toda a vocação é a melhor testemunha que nossas crianças podem ter num mundo que põe em discussão todas as formas de escolha definitiva para a vida.

Neste sentido, verificamos que a Pastoral Familiar e a Juvenil devem estar abertas uma à outra e caminharem juntas.

As famílias são a principal fonte de educação e terreno fértil para o crescimento cristão. Para propor um caminho cristão aos jovens é indispensável hoje colaborar com suas famílias e acompanhá-las. Na nossa experiência o caminho com as famílias favorece o caminho dos jovens que crescem nelas. Confiar a direção dos jovens a religiosos e jovens famílias revelou-se uma escolha muito providencial, porque eles tornaram-se um modelo importante e um ponto de referência para os nossos jovens. Encontram-se aí os interlocutores capazes de dar conselhos e respostas que os ajudam a projetar e a viver a sua vida em plenitude.

As áreas de interesse em que expressam essa sinergia abarcam toda a gama da vida afetiva e da experiência familiar: a educação dos adolescentes e jovens para o amor, a preparação dos noivos para o casamento e para a família, a celebração do casamento, o acompanhamento dos jovens esposos e dos pais, a atenção especial às famílias em dificuldades de relacionamentos e às situações “irregulares”, a espiritualidade conjugal e familiar na perspetiva da espiritualidade salesiana.

A ALIANÇA EDUCATIVA

O Sacerdote é um presente para os Esposos e para os pais, os Cônjuges são riquezas, no intercâmbio de vida e de oração diária, para os Sacerdotes e para os consagrados. A aliança educacional é um segmento importante e característico da nossa experiência.

Aliança entre esposos, entre as diversas famílias e entre os estados de vida, para aprender a viver juntos e a construir comunidade que educa, num estilo de comunhão que consente a cada um o colocar em comum os próprios dons, uns com os outros.

COMO FAMILIA SALESIANA

O caminho da ADMA das Famílias é um caminho de Família Salesiana como desejava Dom Bosco. Maria Auxiliadora é a Mãe amorosa que está em nossas casas e em nossas vidas, guia segura de nossa caminhada.

Pedro Miguel Ricardo
Presidente Nacional ADMA