A pastoral Juvenil e os Salesianos Cooperadores | SSCC

> Palavras ao Ouvido > A pastoral Juvenil e os Salesianos Cooperadores | SSCC

A pastoral juvenil é a nossa primeira proposta como salesianos cooperadores e sustenta-se numa forte experiência de fé.

É no meio dos jovens o nosso campo de missão e, claro está, é nos jovens que os Salesianos Cooperadores se encontram comprometidos, destacando-se nos aspetos característicos da sua vocação específica, estando presentes no mundo, como sal e luz.

No último Congresso Regional, em junho de 2015, dizia-se “favorecer a dimensão comunitária da Associação para que esta possa tornar-se visível nos centros locais como autênticas comunidades cristãs de referência onde os jovens das obras possam sentir-se acolhidos”.

Esta é de facto uma grande aposta que nos remete para uma atenção redobrada aos desafios pastorais e às respostas por parte da Família Salesiana e em concreto a partir dos SSCC.

Desde alguns anos atrás tem sido pedido aos salesianos cooperadores que fazem parte da Comunidade Educativa Pastoral (CEP), dos Centros Locais, para participarem ativamente na organização das atividades pastorais dos centros educativos, da província, que participem nos encontros de formação, nomeadamente na formação de animadores, nos encontros de jovens e famílias, na catequese…

Às vezes parece que funcionamos cada um por sua conta. Onde é que está a missão partilhada? O que podem os Salesianos Cooperadores trazer à pastoral juvenil a partir da sua vocação específica? Como SSCC, um elemento fundamental da nossa missão, do nosso ser salesiano, é a atenção aos jovens e evangelização dos mesmos, principalmente dos mais pobres. Por isso a Pastoral Juvenil faz parte do nosso ADN como nos diz o nosso PVA, o nosso compromisso assumido na nossa Promessa e também como nos sonhou D. Bosco.

Uma vez que como SSCC somos enviados, somos apóstolos. Temos um Projecto de Vida Apostólica. Somos um grupo com uma missão específica na Igreja. E o nosso ser Cooperadores não pode cingir-se apenas a viver dentro do nosso grupo, do nosso centro local, do nosso núcleo de pessoas conhecidas, porque na realidade Deus nos chamou para uma missão mais ampla. É precisamente por esta missão que temos que ir ao encontro dos “outros” que não são senão os nossos jovens.

Queridos Salesianos Cooperadores, a todos e a cada um de vós desejo uma Santa e Feliz Páscoa celebrada na fé e na esperança de que vale a pena caminhar com os jovens e pelos jovens. Que Jesus ressuscitado nos ajude a viver como “Verdadeiras comunidades fraternas abertas aos jovens”.

Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC