Queridos Salesianos Cooperadores,
Recomeçar com novo entusiasmo, com nova alegria, com nova esperança, é o desafio que gostaria de vos lançar no início de mais um ano.
Apesar das circunstâncias que o nosso mundo nos oferece, os salesianos cooperadores têm o dever de cultivar o sorriso. Este tempo novo tem que ser tempo de esperança.
As nossas presenças nos grupos locais só podem ser vividas por pessoas que se sentem bem, alegres com o que vivem, com o que fazem, com a vida e o testemunho que dão diariamente. Não nos esqueçamos que somos filhos de um pai que fazia a santidade consistir em estar sempre alegre, e que com o mesmo entusiasmo do fundador empenhamos as nossas vidas e o nosso tempo ao serviço dos outros.
Vivemos tempos de mudança. O nosso querido Papa Francisco propõe-nos uma renovação pastoral. Apela a uma pastoral que medeie a misericórdia, que nos fale da ternura e da bondade de Deus, uma pastoral que abraça. Uma pastoral que seja construtiva e entusiasta. As suas palavras e gestos apelam a uma pastoral impulsionada por uma igreja que não condena. Este tema conduz-nos a um grande desafio que é perguntarmo-nos como nos compromete, na Família Salesiana, nos nossos centros locais, esta revolução do Papa Francisco.
Pois bem, procuremos então abandonar o cómodo critério pastoral “fez-se sempre assim” e tentemos ser mais ousados e criativos na arte de evangelizar, na tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respetivas comunidades.
Trabalhar deste modo é ter a capacidade de não desanimar, nem desistir, quando os resultados tardam em aparecer, quando os outros desistem, quando somos mal compreendidos, ou mal interpretados.
Sigamos o exemplo do Papa Francisco, procuremos ir ao encontro daqueles que andam mais arredados e levemos-lhes uma mensagem de esperança. Afinal, Deus ama-nos e conta com todos.
Acompanhando os tempos, utilizemos os meios à disposição para entrar em contato com as pessoas, estabelecer relações, criar vínculos. Comunicar-se, enfim. Em tempos de comunicação virtual, utilizemos também este meio, para tornar o virtual um pouco mais real, efetivo, próximo. Vale a pena tentar, vale a pena buscar. Não se pode comunicar e dar a vida com a sensação de que não vale a pena.
Para todos vós, que sois hoje o rosto de Dom Bosco na vossa família, na vossa comunidade, desejo-vos um 2017 muito abençoado e boa festa de São João Bosco.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC