Maria, coração e centro da “Família Mariana” | Família Salesiana

> Palavras ao Ouvido > Maria, coração e centro da “Família Mariana” | Família Salesiana

INTRODUÇÃO

No próximo Domingo é Dia da Mãe. À frente do cortejo das mães vai Maria, Mãe de Jesus, como caminho para Cristo e como ponte para Deus. Os valores da mãe concorrem para criar em nós uma profunda sabedoria de vida, fazendo-nos mais tolerantes e entusiasmados. Como é belo viver o passado como sabedoria de vida e olhar o horizonte com princípio de novas realizações. Na Lectio Divina deste Domingo tendes um Poema à Mãe que podereis encontrar no Site ADMA.

Os membros da Família Salesiana têm diante de si duas datas que não podem esquecer: a 64.ª Peregrinação Nacional a Fátima, dias 21 e 22 de Maio e a Reunião de Avaliação do Ano Pastoral dos grupos da Família Salesiana, em Fátima, no dia 28 de Maio.

64.ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana

Estará a presidir à 64.ª Peregrinação Sua Eminência Reverendíssima D. Óscar Rodríguez Maradiaga, ‎Arcebispo de Tegucigalpa, cardeal salesiano. Estará com o Movimento Juvenil Salesiano, presidirá à Saudação Inicial, na capelinha das Aparições, ao espetáculo “Arte e fé” no Centro Paulo VI. Depois da ceia presidirá à procissão das velas e à vigília na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, agora renovada. Iremos ouvir o órgão, inaugurado no passado mês de Fevereiro. Teremos duas encenações: 99º aniversário das Aparições e o Ano Jubilar da Misericórdia. No Domingo de manhã, às 08.50 será o momento para o encontro com a Família Salesiana no salão Bom Pastor, presidido pelo Sr. Cardeal. Seguir-se-ão as cerimónias do santuário.

Encontrareis no livrinho da Peregrinação uma via-sacra sobre o dom da Misericórdia. Procurai encontrar um momento para a fazeres, preferivelmente, nos Valinhos.

Também tereis no vosso livrinho da Peregrinação o terço e a ladainha da misericórdia.

Reunião de Avaliação do Ano Pastoral dos grupos da Família Salesiana

Fátima, dia 28 de Maio.

O final do Ano Pastoral da Família Salesiana põe-nos diante dum espelho: fomos capazes de grandes coisas, avançamos com os projetos elaborados em Setembro passado? A vida é uma aprendizagem com o que acontece. Examinemos dentro do nosso grupo local.

No tempo litúrgico que vivemos, tempo do Espírito ou da Igreja, que é o nosso, não é já a força das leis ou das tradições que aguenta a fé individual de cada um; é a fé individual de cada um ou o amor a Cristo manifestado na prática da Sua Palavra e alimentado pelo Espírito, que aguentará as leis e as tradições ainda válidas na Igreja. Trata-se duma renovação a partir de cada um. Deixemo-nos guiar pela força do Espírito, como nos pedia há dias o Papa Francisco, e as nossas Associações irão crescer. Teremos à nossa volta generosas vocações.

Não esqueçamos o mês de Maria, coração e centro da “Família Mariana”, como lhe chama a Carta da Identidade Carismática da Família Salesiana. Bom fim-de-semana. 

Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro