Caros amigos e amigas da Família Salesiana: eis-nos chegados a Abril. Para trás ficou a Quaresma com os retiros da Família Salesiana, com silêncios, cor roxa, tempo de penitência e de tantas recordações das catequeses do Antigo e do Novo Testamento. São pergaminhos escritos pelo Espírito de Deus, antigos e sempre novos e que nos convidam a ter novos ritmos de união com Deus.
Agora mudamos de página. Vem a luz, o canto dos passarinhos, a erva perfumada dos campos, a vida a rebentar com toda a beleza. Tudo é cor, alegria, encanto, festa. O Senhor ressuscitou. Aleluia. Três coisas importantes que vos deixo.
1 Fidelidade às reuniões. Os grupos da Família Salesiana, estou a pensar nos Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e os Antigos Alunos (AADB), deveriam ser fiéis ao seu encontro mensal, mesmo que o Delegado/Delegada não possa estar presente. Que bom seria que nele se lesse sempre, pelo menos, dois ou três artigos dos Estatutos ou Regulamentos. É uma regra sábia, de crescimento de vida.
2 Visita aos Sites. Já lá vão os anos em que as pessoas se queixavam de que não se falava do seu grupo, de que estavam esquecidos. Agora, no intervalo dum clic, está o mundo dos grupos. Ali têm toda a atualização do que acontece no dia-a-dia. É o nosso jornal, pronto para ser aberto e para nos dar a conhecer o mundo salesiano, a nível nacional e internacional.
3 A Catequese mariana de Abril vai-nos colocar na rota do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos. Não fiquemos quietos. Procuremos tempo para aprofundar a beleza da mensagem de Fátima, trazida por Nossa Senhora.
Já iniciamos a peregrinação pascal. Diante de nós a Peregrinação Salesiana a Fátima e que está a ser preparada nos grupos. Vai ser uma grande peregrinação. Convidai os vossos amigos. Boas Festas. Feliz tempo pascal.
Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro sdb