Em D. Bosco
A familiaridade de Dom Bosco com Maria aprofunda as raízes na sua própria vivência pessoal, pela educação recebida em casa, pela vocação que lhe foi inspirada nos sonhos, pelo amadurecimento de sua santidade. Antes de se consagrar a Maria, Mãe Margarida já o tinha consagrado.
Encontro memorável
Um dia, Mãe Margarida disse-lhe estas palavras: “João, quando tu viestes ao mundo, eu te consagrei à Bem-aventurada Virgem Maria, quando tu começastes os teus estudos, eu te recomendei a devoção a esta nossa Mãe; agora peço-te para seres todo d’Ela; ama os companheiros devotos de Maria; e se te tornares sacerdote, recomenda e propaga sempre a devoção a Maria”. Foi o que Dom Bosco fez com precisão, com afeto e confiança total.
Sonho dos nove anos
No sonho dos 9 anos, no recomeço aos 16 anos e, depois no seminário, a confiança em Maria assume as características concretas da aquisição da sabedoria, da fortaleza, do conselho: Eu te darei a Mestra, sobre cuja disciplina te podes tornar sábio e sem a qual, cada sabedoria se torna insensatez… “Eis, Joãozinho: confio toda esta multidão a teus cuidados… não tenhas medo: eu te assistirei… esta é minha Mãe: aconselha-te com Ela”!
Como sacerdote
Quando sacerdote, falará do auxílio materno de Maria, de maneira afetuosa, vibrante, persuasiva: “Maria quer que recoloquemos nela, toda a nossa confiança… Não podemos errar; é Maria quem nos guia… Maria sempre foi a minha guia! Como Nossa Senhora é boa!… Maria Santíssima tem-me ajudado sempre e continuará a ajudar-me. Como Nossa Senhora nos quer bem”!…
“Maria Santíssima é a fundadora – dizia Dom Bosco – e estará a sustentar as nossas obras… Nossa Senhora quer que a honremos sob o título de Maria Auxiliadora; os tempos que correm são tristes e precisamos que a Virgem Santíssima nos ajude a conservar e a defender a fé cristã”.
Herança mariana
Dom Bosco sempre procurará transmitir o seu coração mariano a seus filhos e a toda a sua família espiritual. A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) deve percorrer estes caminhos traçados por Dom Bosco. Temos uma missão especial dentro da Família Salesiana: levar o amor de Maria a toda a parte. Fazer entrar o Seu amor de Mãe nas famílias, sobretudo mais jovens. Cuidar dos nossos antigos alunos para que coloquem Nossa Senhora a seu lado na vida. Pronunciemos o ato que Dom Bosco chama de “ato de filiação” que é mais do que uma simples consagração. É colocar-se sob a Sua proteção e n’Ela confiar em tudo o que aconteça na vida.
Pedro Miguel Pinheiro Ricardo
Presidente Nacional ADMA