Caros amigos:
Iniciamos no dia 10 de Fevereiro o sagrado tempo da Quaresma. É um tempo propício para celebrar a misericórdia. Recordamos Nossa Senhora no seu cântico da alma, o seu Magnificat: “De hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” O seu nome é santo e misericordioso. Intensificamos a participação nos mistérios da renovação cristã através do caminho da conversão e da radicalização no homem novo, temas subjacentes a todo o caminho quaresmal.
Já tivemos os retiros da Família Salesiana e amigos de Dom Bosco em Évora (com Vendas Novas), Manique (com Lisboa) e Estoril (com Lisboa, Monte Estoril, Bairro do Rosário, Assunção e Galiza), Salesianos Porto (com Arcozelo, Viana do Castelo, Vila do Conde e Arouca) e Funchal. Passaram por estes retiros um total de 400 pessoas. Falta-nos Mirandela (com Poiares), Ponte de Vagos (com Mogofores e Ponte de Vagos), Setúbal, Abrantes (Chainça) e S. Vicente (Cabo Verde).
Ser misericordioso equivale, a ser tomado “até às entranhas”, com um amor total, espontâneo, absoluto, até realizar aquele gesto extremo de doação, delineado por Jesus nos discursos da última noite da sua vida terrena: «Ninguém tem um amor maior do que este: dar a vida pelos próprios amigos» (João 15,13).
Bom trabalho. Este é o tempo propício para exercitar as obras de misericórdia corporais e espirituais que nos levarão a contemplar a glória da cruz do Senhor. É o coração de Cristo que nos transfigura até chegarmos ao tempo da plenitude, a Páscoa do Senhor Ressuscitado.
Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro