Ser salesiano cooperador é, nos dias de hoje, um grande desafio. O desafio de colaborar activamente, e sem restrições, na obra e na missão Salesiana: Ser sinal do amor de Deus aos jovens!
Como membros da família salesiana, compete-nos, assim, assumir esse desafio, impelidos pelo espírito de evangelização cristã. Em casa, no trabalho, nos tempos livres, a nossa acção é, antes de mais, uma missão, inteiramente assumida sob a forma de um amor cristão e de uma pedagogia da bondade, essências do espírito de D. Bosco.
Este espíríto de missão do Cooperador Salesiano, fez-se sentir, desde logo, no início do processo de preparação, com o estudo mais profundo da vida e obra de São João Bosco. Impressionou-me, sobretudo, a sua “fixação” pela salvação dos jovens, pela qual lutou com todas as suas forças, bem como a responsabilidade que delegou a simples leigos, como eu, em participarem na Associação de Cooperadores Salesianos. Sinto-me muito honrado em poder participar nessa missão, mas ciente da enorme responsabilidade que a mesma acarreta. Assim São João Bosco e Nossa Senhora me ajudem a participar do seu sonho!
Paulo Salgado
Lisboa, fevereiro de 2016